O mundo da publicação: alguns comentários

Diana Santos


Esta é uma montra de páginas e textos com opiniões bastante pensadas sobre o assunto da publicação, da avaliação, e das recensões, provocada pelas várias intervenções que tenho tido sobre a questão da publicação e também devida à minha convicção de que todos os investigadores devem pensar, reflectir e fazer política enquanto cidadãos neste caso da sociedade científica.

O estilo é pessoal, e prevejo que vá mudando à medida que aumento o número de textos e/ou de páginas destacadas.

Em primeiro lugar, destaco a minha primeira acção política sobre a questão das recensões: A favor de assinar os pareceres (Signed Reviews). Desde aí tenho feito muitas recensões e apenas em dois casos fui recusada como parcerista. Esses casos têm naturalmente as honras de serem mencionados na minha lista.

Em segundo lugar, a minha segunda contribuição tem a ver, não com uma prática individual, mas com uma chamada de atenção aos políticos da ciência em relação à forma como avaliam os investigadores. Neste momento é ainda e apenas um conjunto de reflexões pessoal baseado na minha própria experiência, mas sobre o qual gostava de ter retorno. (Publicação internacional e avaliação de publicações)

Finalmente, gostava de indicar que, após (e devido a) estas intervenções, descobri que nada disto é original, e de facto já há muita gente que escreveu o mesmo, ou muito melhor, sobre o tema. Por isso deixo aqui as referências que fui lendo ou vendo, sem preocupações de exaustividade, mas algumas vezes resumindo as questões mais importantes tratadas .

Outra referência que vale a pena comentar: a descrição do país Utilitária, no romance The Curious Elightenment of Professor Caritat, de Steven Lukes, publicado pela editora Verso em 1995, em que à entrada no dito perguntam ao dito professor o peso das suas publicações.



Data de criação da presente página: 6 de Março de 2009.
Última alteração: 13 de Maio de 2009.
Diana.Santos@sintef.no