Port4NooJ

Levante aqui o Port4NooJ

O Port4NooJ é um conjunto de recursos linguísticos desenvolvidos no âmbito do sistema NooJ, tendo em vista o processamento automático do português. Estes recursos linguísticos correspondem a dicionários e gramáticas, que incluem uma extensão bilingue, permitindo a sua utilização em aplicações como a tradução automática do português para o inglês. O dicionário de cobertura geral, que disponibilizamos publicamente, foi construído com base nos recursos lexicais do sistema de tradução automática OpenLogos e contém a informação semântico-sintática extraída da ontologia SAL (Semantico-syntactic Abstraction Language) que se encontra descrita no Tutorial SAL.

Ferramentas que utilizam o Port4NooJ

Os recursos linguísticos do Port4NooJ estão a ser utilizados em ferramentas como o ReEscreve, o Corpógrafo, e o ParaMT, para parafraseamento, pesquisas e obtenção de concordâncias e tradução.

Autoria e agradecimentos

O Port4NooJ foi desenvolvido no âmbito da tese de doutoramento de Anabela Barreiro, intitulada Make it simple with paraphrases: automated paraphrasing for authoring aids and machine translation, apresentada à Universidade do Porto, em 2008. O projecto foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Refª SFRH/BD/14076/2003). Um agradecimento especial a Max Silberztein e Slim Mesfar pelo apoio técnico no NooJ, a Andrei Telenkov pela ajuda na extracção dos dados da OpenLogos e à Linguateca pelo apoio no desenvolvimento, melhoria e disponibilização pública deste recurso.

Como contribuir

Qualquer pessoa pode contribuir para o alargamento e aperfeiçoamento deste dicionário ou para a criação de dicionários complementares, mais específicos (como, por exemplo, dicionários de termos de uma determinada área técnica ou científica). Atualmente, as necessidades mais prementes são o aumento das formas verbais e a inclusão de compostos. Para participar no desenvolvimento, teste, refinamento, alargamento ou manutenção dos recursos linguísticos do Port4NooJ, por favor, contacte: barreiro (underscore) anabela (arroba) hotmail (ponto) com.

Programas e recursos associados

NooJ: http://www.nooj4nlp.net/

OpenLogos: http://logos-os.dfki.de/

OpenLogos em SourceForge: http://sourceforge.net/apps/mediawiki/openlogos-mt/index.php?title=Main_Page

OpenLogos Tutorial: http://www.l2f.inesc-id.pt/~abarreiro/openlogos-tutorial/INDEX.HTM

Ontologia SAL: http://www.l2f.inesc-id.pt/~abarreiro/openlogos-tutorial/sal_tutorial.htm

Relações semânticas explícitas

Definições

Versão

Versão 2.1 (11 de Dezembro de 2009).

Distribuição quantitativa em termos de categoria gramatical: (valores provisórios)

Categoria gramaticalSimplesCompostos
Verbos 3246 3150
Substantivos 9570 9358
Adjectivos 6129 6060
Advérbios 1386 1383

Como citar

Para citar o Port4NooJ, por favor utilize uma das seguintes referências bibliográficas: Leia mais acerca do Port4NooJ:
Levante aqui o Port4NooJ

Última actualização desta página: 27 de Abril de 2013.

Perguntas, comentários e sugestões