Projecto Floresta
sintá(c)tica
Última actualização: 28 de Fevereiro de 2001
Por isso, a etiqueta <sic> </sic> indica /marca segmentos inseridos numa frase que não são analisados sintacticamente. Em termos práticos e de desempenho do parser, esses segmentos são ignorados pelo analisador sintáctico.
Estes segmentos são de natureza distinta e desconsiderados por diferentes razões:
<ext n=4361 sec=des sem=95b>
<s>Outra nota digna de destaque vai para a vitória que a Académica de Espinho obteve, no recinto do Nacional de Ginástica:<sic> 3-2 (11-15, 15-12, 15-6, 12-15 e 15-12)</sic>.</s>
No entanto, casos em que o resultado é sintacticamente relevante, os segmentos não foram etiquetados, como é o caso do seguinte exemplo:
1) Complemento de preposição:
<ext n=3718 sec=des sem=96b>
<s>O FC Porto entrou melhor no jogo e ao intervalo já vencia por 3-0.</s>
Segmentos frásicos em língua estrangeira inseridos na frase foram, por outro lado, etiquetados <sic>, mas respeitaram critérios de separação de frases.
Assim, veja-se os seguintes exemplos:
<ext n=3640 sec=clt sem=95b>
<s>No fim do primeiro set da noite de 28 de Julho, ao apresentá-lo, Art disse o que pensava:<sic> «...and the bass player, who joined the band today; unbelievable!»</sic></s>
<ext n=3640 sec=clt sem=95b>
<s>E quando os discos saíram, os ouvidos deram razão às primeiras palavras gravadas de Art Pepper:</s>
<s> <sic>«you have come to see history made».</sic></s>
Relativamente à segunda questão, toda a frase foi etiquetada <sic> </sic>. Um exemplo ilustrativo:
<ext n=5320 sec=soc sem=92a>
<s><sic>Quatre écoles de Mantova se livrent, en coopération et dans le cadre de leur enseignement normal, à une analyse périodique des eaux souterraines et de surface des communes voisines.</sic></s>
<ext n=3810 sec=clt sem=92b>
<s></sic> «sentado à porta da escola / onde a instrução o deixou/o professor pede esmola / aos alunos que ensinou».</sic></s>
No entanto, casos houve em que por não estar indicada a marca delimitatóriade versos (/), mas outro sinal de pontuação relevante em termos de separação frásica, alguns versos foram separados:
<ext n=3872 sec=clt sem=92a>
<s> <sic> «Ora olha os amantes e o que eles sentem: / mal vêm as confissões / quão breve mentem! </sic> </s>
<s> (...) Por nunca te abraçar é que tetenho agora» . </s>¶
Da mesma forma, a tag <sic> foi apenas utilizada nos casos em que a numeração não tem função sintáctica (dependencial) relevante.
Os seguintes exemplos ilustram o exposto:
<ext n=2967 sec=nd sem=98a>
<s><sic>2 --</sic> O primeiro e gigantesco desafio que se coloca, no futuro, ao homem, é o de como explorar e aproveitar os recursos oceânicos, em especial os recursos vivos.</s>
<ext n=3200 sec=soc sem=92a>
<s><sic>9.</sic> Um equilíbrio mais próximo da justiça social.</s>
<ext n=3526 sec=eco sem=96a>
<s><sic>c)</sic> margem do revendedor / concessionário -- varia de companhia para companhia, mas situa-se entre os 500 e os 550 por litro.</s>
<ext n=2757 sec=pol sem=91a>
<s><sic>P --</sic> Voltando ao Rafael Barbosa; os seus detractores acusam-no de ter colaborado com o Marechal Spínola, nos últimos anos do regime
colonial ...</s>
<s><sic>B. P. B. --</sic> É difícil julgar as pessoas desenquadrando-as da sua época, do momento em que se estava a viver.</s>
<ext n=2943 sec=nd sem=97a>
<s><sic>PÚBLICO --</sic> Não há contradição entre esse sorriso e a apreciação que as pessoas fazem da Saúde?</s>
<s><sic>MARIA DE BELÉM ROSEIRA --</sic> Não considero que exista uma contradição, porque sabemos que as pessoas têm tendência a responder pela negativa.</s>
<ext n=2979 sec=com sem=97b>
<s></sic>URL: http://www.propellerheads.se/.</sic></s>
Durante a fase de revisão da separação de frases, os anotadores depararam com situações dentro das frases em que, entre parênteses, ocorria texto que nãoparecia estar sintáctica ou semanticamente relcionada com o período imediatamente anterior. Tais situações, expostas em baixo, foram etiquetadas de <sic>.
(A) Sequências que remetem o leitor para outras realidades que não o texto que lê, por exemplo, imagens que acompanham o texto. Veja-se a título de exemplo os seguintes casos:
<ext n=3730 sec=soc sem=94a>
<s>Não compareceu na primeira sessão, segundo confessou ao PÚBLICO, porque nessa altura não tinha consigo os «amigos» que trouxe para a protegerem <sic>(ver caixa)</sic>.</s>
<ext n=4093 sec=soc sem=95b>
<s>Recorde-se que o PDM de Amarante é o último da Região Norte do país a ser concluído <sic>(ver PÚBLICO de 16/8/95)</sic>, uma situação cuja responsabilidade política já foi assumida pelo presidente da Câmara Municipal, Francisco Assis.</s>
<ext n=3076 sec=eco sem=98a>
<s>Na base deste comportamento esteve o anúncio de mais uma falência, desta vez de um dos maiores bancos de investimento independentes do Sudeste asiático, o Peregrine Investment Holdings <sic> (ver página 32) </sic>.</s>
<ext n=4797 sec=nd sem=94b>
<s>Mas, embora sendo sinal do relativo avanço da tecnologia, apresentava limitações que foram por ventura uma das razões que levaram ao seu esquecimento, tendo a sua existência sido revelada apenas neste século, quando foi descoberta a correspondência entre Kepler e Schickard <sic> (ver fig. 1) </sic>.</s>
<ext n=3816 sec=nd sem=93a>
<s>As sugestivas intervenções do famoso bispo do Porto, António Ferreira Gomes <sic> (Cf.«Ecumenismo e os Direitos do Homem na Tradição Portuguesa Antiga», Porto, Telos, 1974) </sic>, têm o defeito de saber a pouco.</s>
(B) Informação extratextual, impossível de ser percepcionada simultaneamente com a leitura num dado momento, devido ao desfazamento espácio-temporal; a sua função é basicamente a mesma das didascálias num texto dramático, como se constata pelos seguintes exemplos:
<ext n=3861 sec=des sem=95a>
<s>(...) Para acabar com esta especulação e com as dúvidas vou apresentar neste momento ao presidente da assembleia geral o pedido para que convoque, para de hoje a 15 dias, uma assembleia para discutir o património do clube <sic> [ muitas palmas ] </sic>.</s>
<ext n=4845 sec=des sem=93a>
<s> <sic> R. -- [ Pausa ] </sic> Não me lembro ...</s>
(C) Outra informação extratextual mas com referência ao conteúdo das frases:
<ext n=3109 sec=clt sem=94b>
<s>Em Português, estão publicadas «As Confissões Verdadeiras de um Terrorista Albino» <sic>(ed.Presença)</sic> e «Enquanto Houver Água na Água e outros poemas» <sic> (tradução de Mário Cesariny -- ed. Dom Quixote) </sic>.</s>
<ext n=2852 sec=clt sem=94b>
<s>Temos esperança de mais História e menos mito, mais exactidão e menos romance, no segundo episódio de Histórias que o Tempo Apagou <sic> (hoje, na TV2, às 20h45) </sic>.</s>
Houve casos que suscitaram dúvida, por conterem verbos finitos, como o seguinte:
<ext n=3512 sec=clt sem=91b>
<s>«...O número e a variedade de locais em que decorre a acção; as mutações bruscas de ambientes; uma cenografia às vezes quase de mágica; (...) aliberdade fantasista e o propositado abandono a uma como que lúdica improvisação» exigiam um espaço multiforme <sic> (o texto entre aspas é de Guilherme de Castilho e vem na p. 22 da «Vida e Obra de Raul Brandão», Ed. Bertrand, 1979) </sic>.</s>
A questão aqui levantada é a seguinte: o que prevalece, os critérios de separação de frases estabelecidos ou, por outro lado, a consideração sobre a natureza das sequências frásicas? Optou-se, nestes casos, por se privilegiar a natureza da sequência entre parênteses como metacomentário, independentemente de conter um verbo finito.
<ext n=3889 sec=des sem=92b>
<s><sic>9h00: 11 m barreiras, séries 1ª eliminatória.</sic></s>
<s><sic>9h05: Heptatlo, salto em comprimento.</sic></s>
<s><sic>9h30: Lançamento do disco (fem., qualificação 1º grupo.</sic></s>
<s><sic>10h00: 400 m (fem., séries 1ª eliminatória.</sic></s>
<s><sic>10h30: Disco (fem., qualificação 2º grupo.</sic></s>
<s><sic>15h30: Lançamento do martelo, final.</sic></s>
(...)
Detectou-se ao longo do processo de revisão da separação de frases algumas situações de atribuição de tags não muito precisas. Este é um caso em que talvez a tag relativa a lista <li> fosse mais apropriada e daí não ser necessário a junção da tag <sic>.
Alguns dos problemas detectados com a etiquetação foram já resolvidos (nomeadamente a tag para autores e títulos). Outros poderão ser de futuro, através da possível criação de uma nova tag <retirar> que implicará a decisão sobre o que deve constar (ou não) na floresta sintáctica.
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