Projeto OBras, corpo de Obras Brasileiras
Linguateca
O OBras (Obras Brasileiras) é composto por obras da literatura brasileira que já estão em domínio público, e resultou da nossa vontade de termos um acervo equivalente ao corpo Vercial para a literatura brasileira. Assim como todo o material do AC/DC, o OBras é público, e está em constante atualização e ampliação.
Trata-se de um projeto de constituição de um corpo literário aberto à colaboração de todas as pessoas que quiserem contribuir para uma melhor infraestrutura para estudos linguísticos, literários e culturais envolvendo a língua portuguesa.
O projeto foi iniciado em 2013. A UEMA é parceira a partir de 2019.
Como contribuir?
- Identificar autores brasileiros em domínio público cujas obras já tenham sido digitalizadas.
- Oferecer-se para rever essa versão e enviar em texto para a Linguateca.
- Numa segunda fase, pode ser necessário converter a grafia para as normas atuais, e enviar para a Linguateca.
Além da existência de um corpo mais completo que pode usar nos seus estudos, estará a colaborar para uma melhor infraestrutura para estudos linguísticos, literários e culturais envolvendo a língua portuguesa.
Além disso, o projeto OBras compromete-se a
- Atualizar o corpo com base nas novas obras que chegarem.
- Entrar em contato com, e informar, os outros sítios que procederam à digitalização ou que simplesmente têm ponteiros para este tipo de iniciativas.
- Tornar público o nome da equipa e dos responsáveis por cada obra, se tal for do agrado dos mesmos.
Equipe atual (por ordem alfabética): Alberto Simões, Cláudia Freitas, Diana Santos, Emanoel Pires, João Marques Lopes e Marcia Langfeldt.
- Como aceder ao corpo através da interface do AC/DC (recomendado!): aqui
- Onde obter a versão física atual do corpo: zip
- Textos em processamento:
Lista com metadados, das obras que estão a ser processadas para inclusão no corpo OBras. Por favor verifique aqui antes de propor uma nova obra.
- Instruções
- Atribuição do(s) estilo(s) literários em que as obras se enquadram — tem sido feita por João Marques Lopes, com recurso a uma lista de referências bibliográficas (aqui), para todos os corpos literários da Linguateca, o que chamamos Literateca.
Última actualização: 18 de fevereiro de 2021.
Perguntas, comentários e sugestões.