A sustentao de uma asa depende tambm de outros fatores, como a velocidade e o ngulo de ataque da asa, que  o angulo formado entre a inclinao do avio e o vento relativo:

O angulo de ataque pode ser reparado facilmente quando a aeronave est pousando. Podemos ver que a direo que ela segue no  a mesma que ela aponta com o nariz, ou seja a aeronave vem para o pouso ligeiramente "cabrada".

 
O aumento do ngulo de ataque aumenta a sustentao somente at um determinado ponto. Aps este ngulo timo, acontece literalmente o descolamento do fluxo de ar e a aeronave perde a sustentao.  o estol, que se ocorrer em baixas altitudes pode levar a aeronave ao cho.

A fora de sustentao de uma asa pode ser calculada por uma frmula simples:

Onde:
FL= Fora de sustentao em Newtons (divida por 10 para saber em Kg)
r = Densidade do ar (1.22 Kg/m^3 ao nvel do mar)
V = Velocidade do ar em metros por segundo
S = rea da sombra da asa projetada no cho em metros quadrados
CL = Coeficiente de sustetao do perfil

O CL pode ser obtido em funo do ngulo de ataque em grficos como o abaixo, onde pode-se inclusive observar o estol aps o ngulo de ataque de 12

Note que se a asa estiver em angulo de ataque de -4, a sustentao ser nula, pois o CL ser 0.

Por exemplo, vamos supor que a aeronave A-10 Thunderbolt utilize este perfil acima em suas asas. Esta aeronave  conhecida pela grande quantidade de armamento que ele pode carregar. A rea alar desta aeronave  de 42m^2. Vamos calcular a fora de sustentao para o A10 voando a 320Km/h prximo ao nvel do mar, com ngulo de ataque 0.
Ao nvel do mar a densidade do ar  1.22 Kg/m^3. Como estamos prximo ao nvel do mar, vamos usar este valor mesmo. A velocidade deve ser informada em metros por segundo, logo transformando Km/h para m/s, 320/3.6 = 88m/s. O CL a 0 pode ser obtido no grfico, e  por volta de 0.5
Jogando os valores na frmula, fica:
FL=1/2 x 1.22 x (88^2) x 42 x 0.5 = 101215N que  o mesmo que 10121,5 Kg fora

Apesar de ter sido uma suposio, o resultado, est aceitvel, visto que o peso do A10 vazio  por volta de 6000Kg, ou seja, existe uma fora de pouco mais de 4000Kg empurrando nosso avio para cima.

Agora vamos fazer uma suposio diferente. Vamos dizer que o A10 no pode pousar a mais de 190Km/h, seno pode ocorrer um terrvel acidente. Vamos supor tambm que estamos prximos ao nvel do mar e que a aeronave est carregada, e o peso total  11000Kg. Qual o CL necessrio para que ele no caia antes de tocar a pista?

Fazendo uma manipulao na frmula, verificamos que o valor de CL pode ser dado por:

FL  exatamente o peso da aeronave, pois no momento do pouso a aeronave toca o solo suavemente, quase em voo nivelado, e lembre-se que em voo nivelado as foras se equilibram. Jogando os valores:
Cl = 2 x 11000/(1.22 x 53^2 x 42) = 1.55

Observando o grfico, veremos que este perfil no atinge o CL desejado. O CL mximo ocorre com ADA12 e no chega a 1.5, esta aeronave ir estolar, provocando um terrvel acidente se tentar manter esta velocidade to baixa.
A soluo  acrescentar nas asa dispositivos mveis chamados de "hiper-sustentadores". So os flaps e os Slats. Os flaps tem funo de aumentar a curvatura da asa, aumentando assim o CL, sem que seja necessrio atingir ngulos de ataque elevados, prximos ao estol. Deste modo a aeronave pode voar em velocidades muito baixas para realizar um pouso seguro. Os slats tem a funo de corrigir o escoamento sobre a asa, de modo que o fluxo volte a "colar" no aeroflio, permitindo a aeronave alcanar ngulos de ataque maiores. Em aeronaves grandes,  comum que se use os dois componentes trabalhando juntos. So de grande utilidade em todas as operaes que envolvam baixa velocidade ou muito peso.

A figura ao lado mostra uma asa com as superfcies de hiper-sustentao recolhidas( esquerda) e atuadas( direita). Note que em [a], ocorreu o descolamento do fluxo. O que ocorre  que as molculas de ar j perderam muita energia devido ao alto ngulo de ataque e no conseguem permanecer acompanhando a curvatura da asa. Nem o uso do flap ajudaria agora, uma vez que o fluxo descolou. O slat  usado para impedir que isso ocorra. Ao abrir uma fenda no bordo de ataque[b], faz com que uma parte do ar altamente energizado que iria passar por baixo da asa, agora passe por cima, energizando o fluxo no extradorso fazendo com que este permanea colado  superfcie at o bordo de fuga.
Os fenmenos que envolvem o vo de uma aeronave so complexos, por vezes difceis de entender, mas nem por isso deixam de ser belos. O objetivo deste artigo foi introduzir a noo de como ocorre o vo. No se esquea que existem muito mais coisas envolvidas, como as de natureza estrutural, de operao, controle, estabilidade, fisiolgicas dos pilotos e passageiros etc.
Como dica, proponho que se voc puder adiquirir um simulador de vo, destes que se joga no computador como o Microsoft Flight Simulator, ou o X-plane (www.x-plane.com), instale e jogue, Alguns so reais o suficiente para que voc possa ter uma noo exata de como funionam as superfcies de comando, o estol, e efeito dos flaps etc. Acredito que so timas ferramentas complementares de aprendisagem, e  claro, de diverso.
