Os Estados Unidos ficaram alarmados com os recordes de velocidade e altitude estabelecidos pelo Mikoyan Gurevich MiG-25 Foxbat, colocando-o em posio superior a qualquer avio ocidental da poca, fazendo com que comeassem a ser desenvolvidos programas para a construo de interceptadores capazes de enfrentar essa ameaa. Os esforos resultaram no F-14 Tomcat para a Marinha e no F-15 Eagle para a USAF. Devido  experincia obtida durante o Vietn, esses novos caas foram projetados para combates geis, possuindo ainda capacidade para atingir mltiplos alvos a grandes distncias e altitudes. Eram, porm, muito caros e seu tamanho os tornava de certa forma vulnerveis.

Em outubro de 1971, o Congresso dos Estados Unidos aprovou o financiamento do programa Caa de Peso-Leve (LWF), destinado a produzir um avio de baixo custo e altamente manobrvel, que complementasse o F-15. Esse programa deu origem ao F-16 Fighting Falcon e, indiretamente, ao F/A-18 Hornet, aparelhos dotados de radares e avinicos sofisticados. Ao mesmo tempo, caas com as mesmas caractersticas entravam em servio na Sucia e Frana. Enquanto isso a URSS estava preocupada com as falhas encontradas em seus avies. O MiG-25 era realmente rpido, mas era difcil de manobrar e possua equipamentos eletrnicos primitivos. J o MiG-23 Flogger era mais manobrvel, mas no tanto quanto os novos caas ocidentais. Alem disso, grande parte das defesas areas estavam equipadas com avies antigos, como os o Tupolev Tu-128 Fiddler, Sukhoi Su-15 Flagon e Yakovlev Yak-28P Firebar, superado em nmero pela famlia MiG-21 Fishbed.

A modernizao era essencial diante da entrada em servio de sofisticados avies de ataque, como o Tornado e Jaguar. Em pouco tempo a URSS conseguiu equiparar sua tecnologia de radar  dos EUA, permitindo o rpido desenvolvimento de verses avanadas do Flagon e Fiddler, enquanto trs novos caas no eram construdos.

O primeiro desses aparelhos foi o MiG-31 Foxhound, com desempenho parecido ao F-14 Tomcat, mas operava em terra. Os outros dois caas foram fotografados por um satlite dos EUA em 1977, no centro de testes de Ramenskoye, recebendo os codinomes provisrios de Ram-K e Ram-L. O primeiro avio, de tamanho aproximado ao F-15, foi identificado mais tarde como o Sukhoi Su-27 Flanker. O Ram-L era um pouco menor, semelhante ao F/A-18. Por volta de 1979, a imprensa ocidental referia-se ao Ram-L como MiG-29 Fulcrum. No dia 1 de julho de 1986, o Ocidente teve a primeira viso realmente prxima do MiG-29, quando seis avies fizeram uma visita de cortesia de quatro dias a Kuopio-Rissala, na Finlndia. Nesses quatro dias percebeu-se que o MiG-29 era um avio impressionante, especialmente aps a empolgante apresentao do major Vladimir Chilin, executando uma seqncia de manobras que poucas aeronaves ocidentais teriam condies de executar.

O Fulcrum tinha sido projetado como um feroz avio de dogfight (combate areo aproximado), capaz de igualar e at ultrapassar seus rivais na maioria dos aspectos. Desmantelado o bloco comunista e derrubado o muro de Berlim, os MiG-29A que voavam na Alemanha foram integrados  Luftwaffe, possibilitando uma viso real do caa e derrubando alguns mitos e mistrios. O Fulcrum nunca foi um caa multifuncional e sim um avio de defesa area, que possua um pequeno alcance, apenas o necessrio para o combate. As deficincias em combates BVR (Beyond Visual Range) e a grave falha no alcance e sistemas eletrnicos foram sanadas nas ltimas verses, MiG-29SMT e MiG-29M/MiG-33, que possuem avinicos e radar avanado, sistema fly-by-wire e HOTAS, dois CRTs, capacidade ar-terra muito melhorada, proviso para vetorao de empuxo e um grande tanque instalado na espinha dorsal, aumentando significantemente seu alcance, tornando o Fulcrum um adversrio ainda mais mortal durante o sculo XXI.
	











Mikoyan-Gurevich MiG-29 Fulcrum

Comprimento (m): 17,32
Envergadura (m): 11,36
Altura (m): 4,73

Motores/Empuxo: 2x Klimov/Sarkisov RD-33 (10.050 kg)

Peso max. decol (kg): 18.500
Vel. cruzeiro: x
MMO/VMO: 2.445km/h
Alcance (km): 1.500
Teto de Servio: 17000

Tripulao: 1
Armamento: um canho interno GSh-30L de 30 mm (150 projteis) mais 3.000 kg a 4.500kg de armas dependendo da verso, incluindo todo o arsenal de bombas e msseis russo.

Principais Operadores: Rssia, Alemanha, ndia.
