<DOC>
<DOCNO>FSP940318-029</DOCNO>
<DOCID>FSP940318-029</DOCID>
<DATE>940318</DATE>
<TEXT>
Sarney não aceita disputa com Quércia
EMANUEL NERI
Da Reportagem Local
Em mais uma uma tentativa para encontrar um adversário em condições de enfrentar Orestes Quércia, a bancada do PMDB no Senado tentou ontem convencer o ex-presidente José Sarney a disputar prévia para a indicação do candidato peemedebista a presidente da República. Sarney não aceitou. Os senadores antiquercistas tentarão mais uma vez convencer o deputado Antônio Britto a trocar a disputa do governo gaúcho pela Presidência.
"O PMDB está sem rumo definido", disse o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), após a reunião da bancada. Os senadores peemedebistas não acreditam que Britto aceite o apelo para enfrentar Quércia. Na reunião, Sarney insinuou que só aceitaria se candidatar se houvesse consenso em torno do seu nome. Mas ninguém no PMDB acredita nisso. Os peemedebistas também decidiram cancelar o abaixo-assinado que pedia a desistência de Quércia.
Depois da reunião, seis senadores –Divaldo Suruagy (AL), Ronan Tito (MG), Gilberto Miranda (AM), Onofre Quinan (GO), Márcio Lacerda (MT) e Alfredo Campos (MG)– vieram a São Paulo, para uma reunião com o governador Luiz Antonio Fleury Filho. Queriam saber sobre a decisão de Fleury de apoiar Quércia. Parte dos antiquercistas do PMDB caminha no mesmo rumo. Na próxima terça-feira, Quércia vai a Brasília para jantar com os senadores do PMDB, na casa de Ronan Tito.
Os peemedebistas já trabalham com a possibilidade de Quércia chegar sozinho à convenção do PMDB. No máximo, segundo essa análise, ele enfrentará o governador paranaense Roberto Requião, que tem apoio apenas entre os peemedebistas de seu Estado. A idéia da prévia, discutida ontem pelos senadores, era vista como uma arma eficiente para tentar segurar a candidatura quercista. Mas ela esbarra diante da escassez de nomes com chances de derrotar Quércia.
O ex-governador paulista deverá receber o apoio de Fleury na próxima semana. Os dois voltaram a se encontrar anteontem. Em plena campanha eleitoral, Quércia vai amanhã a Cuiabá (MT), para lançar a "Cartilha do Desenvolvimento" –primeiro esboço de seu programa de governo. Na próxima semana, viaja a Petrolina (PE). O prefeito da cidade, Fernando Coelho (PMDB), quer aproveitar essa visita para fazer o lançamento da candidatura quercista no Nordeste, segundo maior colégio eleitoral do país.
Na próxima quinta-feira, a candidatura quercista saberá o nível de resistência que sofre dentro do partido. Presidentes de todos os diretórios estaduais do PMDB vão se reunir em Brasília para discutir a sucessão presidencial. Hoje, Quércia participa do Congresso dos Municípios, em Serra Negra (SP).
</TEXT>
</DOC>