<DOC>
<DOCNO>FSP940906-074</DOCNO>
<DOCID>FSP940906-074</DOCID>
<DATE>940906</DATE>
<TEXT>
Shaquille O'Neal deu pela primeira vez o ar da graça em terras tupiniquins na semana passada. Esteve durante cinco dias no Rio. Valeu pela presença. E só.
Junto com ele estiveram os treinadores Brian Hill, do Orlando Magic, e Phil Jackson, do Chicago Bulls. Foi a presença do ex-treinador de Michael Jordan, no entanto, que abrilhantou o evento.
Phil "Magnun" Jackson, ao contrário de Shaq, cá esteve para falar de basquete. Deu palestras, ensinou aos interessados e fez revelações sobre o futuro da NBA e do seu Chicago Bulls. A saber:
1) Quer o fim da violência nas quadras;
2) Mudança nas regras para acabar com os baixos marcadores;
3) Scottie Pippen e Toni Kukoc vão jogar juntos.
Phil disse que alguns clubes estão se unindo para pedir aos executivos da liga que dêem um basta na violência. Tarefa nada fácil.
No universitário, a NCAA (entidade que rege o esporte amador nos EUA), para conter a violência, determinou que, se um jogador for expulso duas vezes no mesmo campeonato, está automaticamente eliminado do torneio.
Como fazer isso na NBA? Como deixar de fora, por exemplo, os violentos Charles Barkley e Pat Ewing, dois ídolos que levam milhares de torcedores aos ginásios? Barkley e Ewing de fora significam milhões de dólares a menos.
Sugestão de Phil Jackson: limitar o contato corporal dos jogadores durante o jogo. Assim, acredita ele, a violência tende a diminuir.
Quanto aos baixos "scores", o treinador sugere que a linha dos três pontos da NBA (7,25 m de distância do aro) seja igual à da Fiba (6,25). Assim, os marcadores seriam mais dilatados.
Penso que a melhor sugestão seria a seguinte: que as quadras tivessem duas linhas –a da Fiba e da NBA. Arremesso atrás da linha da Fiba vale três pontos; atrás da linha da NBA, quatro pontos.
Sobre Pippen e Kukoc, Phil afirmou que vai fazer os dois alas jogarem lado a lado. Não vejo dificuldade alguma nesta questão, porque Pippen, habilidoso, pode ser fixado como ala/armador –posição em que jogava Jordan– e Kukoc jogaria como ala aberto –posição de Pippen.
Esse, penso eu, não é o maior problema do Chicago, que deveria se preocupar em responder: quem serão os pivô e ala/pivô do time, uma vez que Bill Cartwright se aposentou e Horace Grant foi para o Orlando Magic?
Nem Phil Jackson sabe ainda.
</TEXT>
</DOC>