<DOC>
<DOCNO>PUBLICO-19940616-085</DOCNO>
<DOCID>PUBLICO-19940616-085</DOCID>
<DATE>19940616</DATE>
<CATEGORY>Sociedade</CATEGORY>
<TEXT>
Sida nos países pobres
Ministros da Saúde de mais de 40 países vão reunir-se amanhã em Paris, num esforço conjunto para que os países ricos disponibilizem mais fundos aos países em vias de desenvolvimento para a luta contra a sida. O objectivo é travar o avanço da doença, reduzindo a vulnerabilidade dos mais pobres. Os doentes de sida também vão estar representados nesta conferência de dois dias cujo objectivo é preparar uma cimeira de chefes de Estado convocada pelo Governo francês para o dia 1 de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Sida.
Criança processa doador de esperma
Uma criança sueca de três anos que exige o direito de saber o nome do pai vai processar um homem dinamarquês que alegadamente forneceu o esperma à sua mãe. O seu advogado está a ser aconselhado por assistentes sociais que representam os interesses da criança e declarou que esta acção judicial vai servir para testar as leis suecas que protegem os direitos das crianças. «Nunca ninguém tentou identificar o pai doador de esperma», declarou o advogado, mas se isso for feito em tribunal os direitos da criança ficarão assegurados, defendeu.
Comunidade negra em crise
Os dirigentes negros norte-americanos reuniram-se durante três dias com o objectivo de encontrar soluções para os problemas que afectam a sua comunidade. Organizado pela associação nacional para a promoção das pessoas de cor, o encontro reuniu em Baltimore (Estado de Maryland) mais de 70 dirigente negros que discutiram a persistência do racismo anti-negro, a situação socio-económica e educacional da comunidade e problemas como a violência e a droga que afectam principalmente os jovens.
Greve pára comboios na Grã-Bretanha
Grande parte do sistema ferroviário inglês parou, ontem, causando graves problemas aos milhões de habituais passageiros que utilizam o comboio diariamente. Os operadores de sinalização efectuaram uma greve de 24 horas para exigir aumentos salariais e melhores condições de trabalho. O sindicato dos transportes britânico, que pediu um aumento salarial de 11 por cento, decidiu avançar com a greve depois do falhanço das conversações com o patronato. Uma segunda greve de 24 horas ficou marcada para 22 de Junho.
Motins em Vancôver
A cidade de Vancôver, no Oeste canadiano, acordou ontem em estado de choque, depois dos violentos motins que eclodiram na sequência da derrota da sua equipa de hóquei em Nova Iorque, na final do campeonato norte-americano. Carros virados, montras partidas, lojas pilhadas e um cheiro persistente a gás lacrimogéneo caracterizavam o centro da cidade. Na noite anterior mais de 70 mil pessoas, segundo a polícia, dirigiram-se para o centro urbano depois do jogo ter terminado. A violência rebentou quando um jovem embriagado começou a danificar carros e montras.
Operação anti-Mafia em Itália
A justiça italiana lançou, ontem, uma enorme operação policial contra a Mafia no Norte de Itália, emitindo 370 mandatos de captura. A operação mobilizou cerca de dois mil homens que efectuaram mais de 500 buscas e prenderam dezenas de pessoas. «Trata-se da maior operação anti-Mafia dos últimos 10 anos», declarou o ministro do Interior, Roberto Maroni. Esta operação foi o resultado de vários meses de investigações e de revelações feitas por alguns arrependidos da Mafia.
Catecismo é «best-seller» em Inglaterra
O Catecismo da Igreja Católica tem registado um sucesso inédito em Inglaterra, onde foram vendidos 80 mil exemplares em apenas duas semanas. Segundo o editor, Geoffrey Chapman, as duas primeiras tiragens do Catecismo esgotaram «muito mais depressa do que estava previsto» -- o que repete o êxito já verificado em outros países, incluindo Portugal. Uma terceira tiragem já está a ser preparada no país de predominância anglicana e os responsáveis pela edição ainda não percebem bem a que se deve este sucesso, «já que o Catecismo não é propriamente um livro de leitura fácil».
Futuro negro no Pacífico
As nações das ilhas do Pacífico Sul vão enfrentar, no futuro, um «pesadelo» de degradação ecológica, populações revoltadas e fraco desenvolvimento económico, a menos que modifiquem as suas políticas nacionais. O aviso foi feito pelo ministro australiano responsável pelas relações com aquelas nações. Gordon Bilney declarou que aqueles países (cerca de 30 ) não conseguiram alcançar um crescimento económico relevante durante a última década, isto apesar das ajudas económicas vindas de países como a Austrália e o Japão.
</TEXT>
</DOC>