<DOC>
<DOCNO>PUBLICO-19940809-036</DOCNO>
<DOCID>PUBLICO-19940809-036</DOCID>
<DATE>19940809</DATE>
<CATEGORY>Cien_Tecn_Educ</CATEGORY>
<AUTHOR>JVM</AUTHOR>
<TEXT>
· Jay Levy e David Blackbourn, investigadores da Universidade da Califórnia em S. Francisco, apresentaram em Yokohama os seus trabalhos sobre a criação de um modelo animal para a sida. Blackbourn, que trabalha numa equipa liderada por Levy, conseguiu infectar vários babuínos com o HIV2 (a chamada forma «africana» do vírus). Dois dos babuínos desenvolveram sinais de sida, com afecção dos gânglios linfáticos e aparecimento de tumores semelhantes aos sarcomas de Kaposi. Trata-se de uma novidade importante já que, ainda que os primatas possam ser infectados por um vírus semelhante ao HIV (o SIV), esta infecção não dá origem a sida, não permitindo testar vacinas e medicamentos. A importância de ter um modelo animal é enorme pois só dessa forma se pode estudar a interacção do vírus com um organismo completo -- o que não se consegue cultivando as células em pratinhos de vidro num laboratório. O longo tempo de gestação da doença nestes animais, porém, representa um obstáculo de peso.
· George Lundberg, editor do órgão oficial da Associação Médica Americana, o « Journal of the American Medical Association» (JAMA), afirmou durante uma intervenção na Décima Conferência Internacional sobre a Sida que não acreditava que se pudesse desenvolver e pôr em prática «um método eficaz de tratamento ou prevenção» até ao fim do século. «Nessa altura, a sida ainda será uma séria doença endémica em todo o mundo».
· Um preservativo voador gigante, com 30 metros de comprimento, vai chegar a Portugal no dia 28 de Agosto, noticia a Lusa. Fará assim mais uma escala na digressão que efectua pela Europa, no âmbito da campanha «Europa contra a sida», organizada pelos países da União Europeia, Áustria, Suíça, Bulgária, República Checa e Estónia. Segundo disse à Lusa Carlos Moura, da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida (CNLCS), o preservativo sobrevoará uma praia da linha do Estoril e será acompanhado com o lançamento de «T-shirts» alusivas à campanha. No dia 28 serão distribuídos passaportes com preservativos e realizados passatempos com a atribuição de prémios relativos ao tema.
</TEXT>
</DOC>