<DOC>
<DOCNO>PUBLICO-19940814-069</DOCNO>
<DOCID>PUBLICO-19940814-069</DOCID>
<DATE>19940814</DATE>
<CATEGORY>Sociedade</CATEGORY>
<AUTHOR>TC</AUTHOR>
<TEXT>
A gatinha de Einstein
Ela era a sua «boneca», a sua «gatinha», a sua «doce bruxinha»... A sua única diversão com excepção da Física. Quando ele lhe lia as suas notas, ela impunha-lhe um recuo, mandava-o corrigi-las. Sem ela, ele dizia: «A minha vida não é vida.» Ela chamava-se Mileva Maric -- uma beleza sérvia de olhos escuros. Ele era Albert Einstein, o autor da Teoria da Relatividade. Mas era humano, e a prová-lo (caso se pensasse o contrário...) está a edição deste mês de Agosto da revista «Physics Today», que conta este amor da adolescência do (possivelmente) maior génio do século XX.
Em vez da noz...
Uma «dona de casa» canadiana, da cidade de Chantham (Ontário), ficou chocada ao abrir uma noz. Porquê? Porque estava podre? Porque não prestava? Porque encontrou no seu interior um preservativo? Embora possa parecer a menos verosímil, a resposta correcta é a última. A agência noticiosa do Canadá deu voz à indignada senhora: «Quando eu ia quebrar a noz para a dar ao meu filho [supõe-se ser menor], descobri um preservativo lá dentro.» E ao que parece nada de noz. O gerente do supermercado onde Tracy Chalcraft comprou o que pensava ser um fruto seco deu-lhe um vale de compras para a compensar, além (sempre frisando que o preservativo não estava usado) de uma embaraçada explicação: «Sabe, aqui ao lado, há uma `sex shop' que começou a vender nozes com preservativos. Uma novidade que algum traquina resolveu misturar com as da nossa loja...»
Três mulheres por duas vezes
Um médico e a sua mulher conseguiram um feito que lhes assegurou um lugar na história da medicina inglesa. Recentemente, Vivienne, de 33 anos, deu à luz três gémeos idênticos, todos do sexo feminino. O caso não seria original se não se tratasse de um parto repetido. Apesar de tudo, e porque há dois anos, quando o casal pensava ter um filho teve três, agora, quando julgou ir ter um rapazinho, saíram mais três meninas, o marido está orgulhoso do seu feito. Em declarações à imprensa inglesa, Alasdair Lennox, 31 anos, gabou-se: «Serei o único homem entre seis mulheres.» Ele gabou-se, mas quando caiu em si -- ainda no hospital de Norfolk -- desabafou: «Posto isto, penso que só me resta fazer uma vasectomia...» Há um ditado popular que começa assim: «Mais vale prevenir...»
A última invenção alemã
Os americanos devem estar bastante invejosos. E, ao mesmo tempo, indignados porque alguém (no caso um alemão) os conseguiu ultrapassar no seu combate irracional contra os fumadores. Ainda há pouco tempo, algumas cabeças pensantes dos EUA propuseram que o tabaco passasse a ser considerado uma droga, isto é, quiseram ilegalizar os cigarrinhos. Uma medida digna de nota, caso resultasse, mas não tão original como a de Hans-Dieter Schaeffer, que inventou a nova modalidade da praia para não fumadores. Tal como, por exemplo, acontece (e até já os há em Portugal) nos restaurantes com zonas reservadas aos puros e aos malditos viciados no fumo, temos agora na zona do mar Báltico uma área para não diletantes. E para que a nova norma seja cumprida, há quem patrulhe a areia e já tenha apanhado em flagrante alguns fumadores que timidamente atiram o cigarro fora. O autor da ideia está exuberante: «Nunca pensei ouvir tantos elogios. Esta deve ser a primeira praia na Alemanha para não fumadores, talvez até na Europa.» Deve ter razão, o rapazito. Agora, só lhe falta resolver um problema: é que aquela faixa de costa é especialmente ventosa...
Casaram? Porquê?
E não podíamos terminar sem falar do cantor americano a quem ultimamente o Mosaico tem dedicado algumas das suas preciosas linhas. O casamento foi celebrado em segredo, ao sol das Antilhas, nós contámos: entre Michael Jackson e a filha do «rei Presley», de seu nome Lisa Maria. Colocámos algumas questões, mas não tantas como a imprensa dos EUA continua a publicar. O problema é que os americanos não se conformam, nem acreditam que se trate de um caso de «puro amor». E consideraram todas as hipóteses até à exaustão. Pelo menos concluíram não ser um caso de amor ao dinheiro, dado ambos serem milionários, porém, ficaram na dúvida se foi ou não por conveniência de uma seita religiosa a que pertencerá Lisa Presley. A insuspeita revista «Time» levantou a ponta do véu: num artigo de uma página dizia que corriam rumores de que estaria a surgir no horizonte um bebé e que o padrinho já estava escolhido: será ele Frank Sinatra.
</TEXT>
</DOC>