<DOC>
<DOCNO>PUBLICO-19941231-064</DOCNO>
<DOCID>PUBLICO-19941231-064</DOCID>
<DATE>19941231</DATE>
<TEXT>
uma pergunta a
Paulo Ramos
«General manager» da Compaq de Portugal
A Compaq já tem Pentium corrigidos
A Compaq de Portugal já recebeu reclamações de clientes motivadas pela detecção do «bug» no co-processador do Pentium? Quando é que a Compaq terá unidades corrigidas do Pentium para proceder à substituição de exemplares defeituosos? E em que condições, para o cliente, é que essa substituição será concretizada? Para além deste lado da questão, viu-se a Compaq obrigada a alterar algum dos seus planos de produção ou lançamento de novos produtos por motivo de uma previsível escassez de Pentium corrigidos nos meses mais próximos?
Nós, na Compaq de Portugal, ainda não tivemos a queixa de qualquer cliente de máquinas assentes no Pentium que tenham sido entregues. Nenhum dos clientes que têm Pentium ainda nos contactou -- nem a nós nem a nenhum dos nossos parceiros, pelo menos que disso tenhamos conhecimento. Isso pode-me levar a concluir que não detectaram ainda a existência do problemas, pelo menos no uso que esses clientes dão a esses equipamentos. Em Portugal, portanto, não há ainda indícios de que tenha havido problemas com os Pentium. Não estou, obviamente, a dizer que os Pentium não tenham problema -- isso é uma questão já amplamente discutida em todo o lado.
E não creio que isso tenha a ver com o facto de termos vendido muito equipamento para servidores de rede, tanto de aplicações como de ficheiros, pois também vendemos muitas máquinas «desktop» para aplicações como o CAD ou outras mais complexas. O que é certo é que ainda não se manifestaram problemas.
Mas os nossos clientes estão absolutamente seguros de que, se forem de alguma maneira afectados por este problema, poderão contar com a Compaq para que ele seja resolvido. Qualquer cliente que se sinta afectado por este problema no co-processador do Pentium sabe que a Compaq procederá à sua substituição sem qualquer custo para ele. Além disso -- ou, melhor, antes disso --, desenvolvemos soluções de «software» que asseguram a correcção do problema, embora, numa ou noutra aplicação, isso possa torná-la mais lenta em certas operações.
E a Compaq fez mais: a Intel comprometeu-se a efectuar a substituição dos Pentium com problemas; mas não se trata só da reposição, a substituição tem um custo. Ora nós, na Compaq, porque não queremos que o cliente tenha qualquer custo adicional com isso, cobrimos esses custos, sejam eles directamente nossos ou dos nossos parceiros. Aliás, a Compaq já tem toda a logística preparada e já dispõe, neste momento, de unidades do Pentium com o «bug» corrigido, as quais estão a ser usadas para substituir outras defeituosas nos computadores dos nossos clientes a quem esse «bug» possa, eventualmente, trazer prejuízos e sempre que eles o desejarem.
A Compaq não atrasou ainda o desenvolvimento de qualquer dos seus novos produtos, pois a correcção do problema detectado no Pentium é interna ao próprio processador e em nada implica mudanças naquilo que envolve a CPU em qualquer máquina. Além disso, já estão a ser entregues, pela Intel, unidades do Pentium sem qualquer problema.
Depoimento colhido por Rui Jorge Cruz
</TEXT>
</DOC>