<DOC>
<DOCNO>PUBLICO-19950526-122</DOCNO>
<DOCID>PUBLICO-19950526-122</DOCID>
<DATE>19950526</DATE>
<CATEGORY>Diversos</CATEGORY>
<AUTHOR>LP</AUTHOR>
<TEXT>
Rádio
Xenovisão
Portuguesa
A nova campanha publicitária da Radiotelevisão Portuguesa, que anuncia a telenovela «Desencontros», faz uma discriminação directa aos produtos audiovisuais realizados, produzidos, interpretados e/ou que tenham a participação de técnicos brasileiros. Creio que talvez seja o casamento real que lhes esteja a subir à cabeça, mas acho que passaram um pouco dos limites com esta campanha xenófoba na mais pura linha Lepeniana: Imigrantes fora!
O que está em causa não é a defesa da tese -- da qual eu partilho -- de que deve produzir-se mais e melhor em Portugal. O que está em causa é a «nacionalidade» dos profissionais: como se o produto fosse melhor por ser feito exclusivamente por portugueses, e não por cidadãos legalmente residentes em Portugal.
Não sou dentista. Mas vejo que finalmente chegou a minha hora de ser discriminado e -- como produtor, autor e técnico -- directamente lesado. Após estas e outras que a gente vai passando, dá mesmo vontade de fazer as malas e tirar o «time» do campo.
Acima de tudo, o que é inaceitável é que, numa época em que as ondas de racismo crescem por toda a Europa, um órgão de comunicação social estatal, com obrigações públicas e pedagógicas, incite activamente à discriminação entre povos que (pelo menos até à entrada em vigor do Acordo de Schengen) têm mantido uma relação de irmandade.
Ricardo Rezende
Lisboa
</TEXT>
</DOC>