<DOC>
<DOCNO>PUBLICO-19950706-026</DOCNO>
<DOCID>PUBLICO-19950706-026</DOCID>
<DATE>19950706</DATE>
<CATEGORY>Desporto</CATEGORY>
<TEXT>
Baggio leva a aliança Milan-Juve
A Juventus anunciou ontem em comunicado a transferência de Roberto Baggio, 28 anos, para o Milan, concluido após um encontro os respectivos directores-desportivos -- Ariedo Braida (Milan) e Luciano Moggi (Juve). «A Juventus está certa de ter feito todos os esforços possíveis impostos pela sua situação financeira para tentar conservar Baggio e toma nota do desejo do jogador de continuar a sua carreira num dos mais prestigiosos clubes do mundo», diz o comunicado.»Compreendi a situação da Juve e a sua boa vontade, mas a carreira é muito curta e devia defender os meus interesses. Foi por isso que aceitei o Milan com grande alegria», disse o jogador. O preço da transferência é de 2 milhões de contos.
Adriano Galliani e Antonio Giraudo, administradores delegados do Milan e da Juventus, encontraram-se anteontem em Milão. Na mesa esteve Baggio, mas não só. Aliás, o aspecto fundamental da reunião foi outro: a possibilidade de Milan e Juventus se aliarem a partir desta época numa "joint-venture" destinada a optimizar os rendimentos das duas equipas mais ricas de Itália.
As possibilidades são muitas e já vêm sendo discutidas desde que, em Março, foi sugerida a criação da associação dos mais poderosos clubes europeus numa Superliga. Nessa altura, falou-se mesmo na junção dos vencedores da Taça dos Campeões, e se o objectivo mais evidente pode ser a criação de uma super-competição entre eles, esse até pode ser o último a ser realizado. Primeiro vêm a negociação conjunta de contratos de televisão, de material desportivo, de viagens ao estrangeiro e, neste caso particular, da possibilidade da Juve poder continuar a fazer os seus jogos europeus em Milão.
Quem não está a achar muita piada a esta história são os outros clubes italianos. Sensi, o presidente da Roma, declarou-se "preplexo" com esta aliança. "Começo por não acreditar nos números avançados, segundo os quais 55 por cento dos italianos são adeptos da Juventus ou do Milan. E depois, quando se fala em 'joint-venture', penso em todos os negócios possíveis e imaginários", declarou o presidente da Roma, não clarificando o que pensava sobre um eventual "tráfico de influências".
E enquanto Dino Zoff, presidente da Lazio, preferiu esperar para ver, do Inter, Paolo Taveggia inclina-se noutro sentido. "O nosso ponto de vista coincide com o das outras duas grandes equipas italianas, a Juventus e o Milan", disse, não deixando de clarificar que o Inter prefere continuar a sua gestão autónoma e de enaltecer o papel da Liga na defesa dos clubes pequenos.
FUTRE: CELTIC EM VEZ DO MILAN? -- O Cletic de Glasgow, ultrapassado na transferência de David Ginola, que assinou pelo Newcastle, já falou com o Milan acerca da possibilidade de poder adquirir Paulo Futre. Diz a "Gazzetta dello Sport" que para o jogador português, ligado ao Milan por empréstimo da Reggiana, a hipótese Celtic pode ser mais agradável. É que, ficando em Itália, pode ser obrigado a regressar à Reggiana ao fim de um ano, e os escoceses oferecem-lhe três anos de contrato, a certeza de que será uma pedra fundamental na equipa e mais dinheiro.
PLANTEL FECHADO NO BENFICA -- Manuel Damásio, presidente do Benfica, foi claro: «O plantel está fechado, consumados os negócios com Valdo e Ricardo [custaram 270 mil contos ao Paris St. Germain], nos quais a Parmalat voltou a auxiliar-nos financeiramente, e só será reaberto caso cheguemos a acordo com um clube brasileiro para a venda de Ailton. Só nesse caso poderá entrar outro jogador estrangeiro, que pode ou não ser Rapajic.» No Brasil deverão continuar Clóvis e Paulão durante mais uma época e a título de empréstimo. O mesmo sucederá com Amaral e Akwá, mas ambos com destino a clubes portugueses. O presidente do Benfica disse ainda que o processo da venda de Isaías para o Coventry deve ficar hoje concluído, não confirmando que os ingleses pagarão 120 mil contos. Quanto a William, sobre quem incorre ainda um processo disciplinar, Manuel Damásio acredita que há a possibilidade de o transferir para o estrangeiro, a vontade do jogador. Confirma-se ainda que a apresentação aos associados acontecerá dia 10 de Agosto, com o Milan.
PANEIRA: POSSIBILIDADES -- Ainda não é certo que Paneira fique em Guimarães. O jogador pode desfazer-se do acordo que tem com o Guimarães (embora isso envolva algum dinheiro) e de qualquer modo o Benfica teria direitos na venda do jogador para o estrangeiro. O Sevilha ainda é hipótese.
DIA MOVIMENTADO EM ALVALADE -- Paulo Torres disse ontem não ao Guimarães e manifestou o desejo de ingressar no Campomairense, após reunião com Carlos Janela, secretário-técnico do Sporting. Falta o aval de Carlos Queiroz para que tudo se conclua. Os responsáveis leoninos manifestaram a vontade de manter o vínculo com o jogador, que inviabiliza a sua ida para o Norte, onde o pretendem a título definitivo. Quem não ficou contente foi o emissário do Vitória, clube que aguarda até amanhã o nome do último jogador cedido pelo Sporting no negócio que envolveu a contratação dos Pedros. Pedrosa, a exigência inicial, volta a ser hipótese, depois de ontem também se ter reunido com os dirigentes dos «leões» e com José Veiga, seu empresário. O jogador quer um ajuste financeiro pelos três anos que lhe falta cumprir para se desligar do Sporting, mas terá de baixar a sua exigência de 35 mil contos/época para que o Guimarães regresse às negociações. Finalmente, Manuel Barbosa revelou que Andrade (certo no Estrela da Amadora) vai renovar por três anos pelo Sporting.
JAIME MAGALHÃES NO LEÇA -- Jaime Magalhães, 33 anos no próximo dia 10, vai jogar na próxima época no Leça, da I Divisão. O contrato foi assinado ontem, no Algarve, onde o jogador passa férias. O FC Porto tinha-lhe oferecido um lugar no quadro de treinadores das camadas jovens, mas Magalhães preferiu continuar a jogar.
AVES REFORÇA-SE -- O Desportivo das Aves, da Divisão de Honra, cujo treinador vai ser Eduardo Luís, que dirigiu os juniores do FC Porto na época que terminou há pouco, contratou já o defesa Viúla, ex-junior internacional do FC Porto, Fernandes, trinco, ex-Beira Mar e Rui Jorge, 29 anos, médio-esquerdo que alinhava no Campomaiorense.
REAL MADRID SEGURA AMAVISCA -- Com o dinheiro da transferência de Hristo Stoichkov para o Parma, o Barcelona queria comprar José Amavisca, o avançado do Real Madrid que foi votado jogador da época em Espanha. Amavisca era um dos jogadores mais mal pagos do plantel do Real Madrid (30 mil contos/ano), só terminava o seu contrato em 98, mas qualquer equipa o poderia levar desde que pagasse os 900 mil contos da sua cláusula de rescisão. Acontece que o presidente Ramon Mendoza já renovou com Amavisca até ao ano 2000 numa base de 160 mil contos/ano, passando a cláusula de rescisão para uns inatingíveis 2,2 milhões de contos.
ANDERSSON PROVÁVEL NO BARI -- O Bari parece cada vez mais perto de assegurar a contratação do avançado sueco Kenneth Andersson, que actua no Caen, despromovido à II Divisão de França. Uma das vedetas do último Mundial, Andersson tenta desde aí sair do Caen, e pode consegui-lo agora, pois o clube até lhe baixou o preço de 480 para 330 mil contos. O problema é que o Bari não quer gastar mais de 280 mil. Mas não se acredita que Andersson fique privado de jogar no campeonato italiano por 40 mil contos.
NEMECEK NO SERVETTE -- Vaclav Nemecek, internacional checo, sairá este ano do Toulouse, que desceu à II Divisão francesa, para assinar pelo Servette, da Suiça. Nemecek substituirá o sueco Hakkan Mild, que volta ao seu país e ao IFK Gotemburgo.
</TEXT>
</DOC>