<DOC>
<DOCNO>PUBLICO-19950731-025</DOCNO>
<DOCID>PUBLICO-19950731-025</DOCID>
<DATE>19950731</DATE>
<CATEGORY>Desporto</CATEGORY>
<AUTHOR>LF</AUTHOR>
<TEXT>
Ténis
Voltou, venceu e prometeu
Sete mil espectadores assistiram sábado à noite, em Atlanta, nos EUA, ao regresso da norte-americana de origem jugoslava Monica Seles ao ténis de alta competição. A jovem de 21 anos, que estava afastada dos «courts» há mais de dois anos, defrontou e venceu a campeoníssima Martina Navratilova, num jogo-exibição que terminou com os parciais de 6-3, 6-2.
Mais importante que o resultado, segundo da tenista, foi voltar a jogar ténis perante espectadores. «Hoje, senti qualquer coisa de incrível, difícil de explicar por palavras», começou por afirmar, ainda mal refeita da emoção. Seles não actuava em público desde o atentado de que foi vítima, em 30 de Abril de 1993, quando foi apunhalada por um fanático admirador da sua rival, a alemã Steffi Graf.
Por isso, não foram de estranhar as fortes medidas de segurança que rodearam o encontro: um ecrã protector isolou Seles da assistência e vários agentes de segurança espalhados pelo pavilhão prestaram mais atenção aos espectadores que ao jogo. Mas a tenista está disposta a deixar para trás as más recordações: «Vejo a luz no fim do túnel. Os dois últimos anos foram muito duros, mas agora estou pronta a recomeçar.»
Monica Seles iniciou a partida um pouco nervosa, mas, à medida que o seu ténis foi aparecendo, tornou-se mais forte e confiante. «A electricidade da multidão foi do que senti mais falta», confessou a tenista. Durante uma hora e um quarto, ela demonstrou que ainda possui as mesmas qualidades que a levaram ao primeiro lugar do «ranking», em 1991, então apenas com 17 anos. Apesar de ter servido de uma forma irregular, Seles demonstrou bastante confiança a bater na bola, em especial nos «passing-shots» e «winners» de esquerda. «Não consigo acreditar que hoje tenha conseguido jogar tão bem. Foi como um sonho», disse a jovem, o que foi confirmado por Navratilova: «É preciso contar com ela outra vez. Física e emocionalmente, ela pareceu-me em forma.»
A ex-jugoslava irá retomar a competição no próximo mês, participando em um ou dois torneios antes do Open dos EUA, a realizar no final de Agosto. Certa é também a sua presença no Masters feminino, que decorrerá em Novembro, em Nova Iorque: Monica Seles recebeu um convite dos organizadores para participar na prova que reúne as 16 melhores jogadoras do ano. Nos projectos da tenista inclui-se ainda a participação na final da Fed Cup, em Dezembro, no Open da Austrália, em Janeiro e nos Jogos Olímpicos de Atlanta, no Verão do próximo ano.
Pedro Keul, com Reuter
</TEXT>
</DOC>