<DOC>
<DOCNO>PUBLICO-19950805-066</DOCNO>
<DOCID>PUBLICO-19950805-066</DOCID>
<DATE>19950805</DATE>
<CATEGORY>Local</CATEGORY>
<AUTHOR>SV</AUTHOR>
<TEXT>
Caldas da Rainha
Guerra entre sociais-democratas
A guerra entre autarcas do PSD do sul do distrito de Leiria está a descer de nível. Fernando Costa, presidente da Câmara das Caldas da Rainha, e João Carlos Barreiras Duarte, vereador da Câmara do Bombarral, ambos sociais-democratas, trocam galhardetes cada vez mais azedos. Motivo: o afastamento do «histórico» Fernando Costa de um posto elegível das listas do PSD para as legislativas, em benefício do jovem João Carlos Duarte, que, apoiado pela Juventude Social-Democrata, ascendeu ao 6º lugar.
O presidente do município caldense não gostou e optou por não integrar as listas, protestando por o seu concelho (o quarto do distrito em número de eleitores) não ter nenhum candidato em lugar elegível. E ameaçou que poderia não votar PSD enquanto o seu jovem rival mantivesse o propósito, já apresentado na Assembleia da República, de mudar das Caldas da Rainha para o Bombarral os serviços do Ministério da Agricultura: «Não vou votar em alguém que seja contra as Caldas, pelo que preciso de saber se merecem o meu voto.»
Do Bombarral, João Carlos acusa Fernando Costa de ser mau perdedor, de fazer «política-espectáculo» e de, enquanto deputado, nada ter feito pela sua região. «Ele não conta com o apoio do prof. Cavaco Silva nem do dr. Fernando Nogueira. Tem sido triste ver o dr. Fernando Costa atrás dos líderes nacionais mas sem conseguir falar com eles», declarou o vereador bombarralense ao «Jornal das Caldas».
«A insolência e a desfaçatez são tão grandes que não podem ficar sem resposta», contestou Fernando Costa que não admitiu que ponham em causa as suas boas relações com os líderes sociais-democratas: «Sempre que solicitei entrevistas ao prof. Cavaco Silva, fui prontamente recebido; sempre que convidámos o prof. Cavaco Silva a visitar Caldas da Rainha, deu-nos essa honra. Ainda há pouco tempo, há menos de dois anos, tive a honra de ser convidado para candidato a presidente da Câmara pelo dr. Fernando Nogueira e pelo prof. Cavaco Silva. Não creio que lhe tenham dado idêntico tratamento para ocupar o lugar de vereador ou deputado.»
O presidente da Câmara das Caldas da Rainha puxa dos seus pergaminhos -- «em todas as eleições em que fui candidato fui vencedor; nas autárquicas sempre com maioria absoluta e sempre a subir» -- para explicar que não aceitou o lugar da lista de Leiria por razões de «princípio e de dignidade»: «Se ocupasse os lugares ou os perseguisse por razões financeiras, como é o seu caso, tê-lo-ia aceite.»
Para agravar a zanga, veio recentemente a público que o jovem vereador recebeu do município bombarralense 1600 contos em menos de um ano, como ajudas de custo. Face a estes números, Fernando Costa não teve contemplações para com o seu colega autarca e deputado: «Fico pasmado como é que em apenas cerca de um ano consegue receber mais ajudas de custo como vereador da Câmara do Bombarral do que eu recebi em dez anos na presidência da Câmara. É mais do que receberam todos os vereadores das Caldas em dez anos.»
Para o autarca caldense, no entanto, a questão mais controversa é a referida intenção de João Carlos Barreiras Duarte de querer transferir para o Bombarral os serviços do Ministério da Agricultura das Caldas da Rainha. Nesse sentido, o jovem deputado bombarralense entregou há meses na Assembleia da República um requerimento que não foi levado muito a sério, excepto por Fernando Costa, que tem feito disso cavalo-de-batalha: «Antes das eleições espero que retire totalmente essa pretensão", ameaça. «Peça o que quiser para o Bombarral ao Governo, mas não volte a cometer a irresponsabilidade estúpida de defender a transferência de um serviço público de um concelho para outro, seja qual for o serviço ou concelho.»
Entretanto, a concelhia do PSD das Caldas da Rainha emitiu um comunicado onde se solidariza com o presidente da Câmara e lamenta que não haja nenhum candidato do maior núcleo do sul do distrito em lugar elegível. Fernando Costa tem vindo a perder influência. Apoiou Durão Barroso, apareceu pouco na Assembleia da República, tem tido o seu mandato na Câmara pontualmente contestado por negócios de imobiliário. Mas todas estas razões não explicam a velocidade com que foi ultrapassado pelo jovem bombarralense João Carlos Duarte. Ele e o seu irmão, Feliciano Duarte, actual adjunto do governador civil de Leiria, têm feito uma carreira vertiginosa no PSD. Carlos Cipriano
</TEXT>
</DOC>