<DOC>
<DOCNO>PUBLICO-19950930-022</DOCNO>
<DOCID>PUBLICO-19950930-022</DOCID>
<DATE>19950930</DATE>
<CATEGORY>Desporto</CATEGORY>
<AUTHOR>LF</AUTHOR>
<TEXT>
Lamy no décimo sexto lugar
«Vamos ver se melhoramos»
Pedro Lamy terminou o primeiro treino de qualificação para o GP da Europa de Fórmula 1 no16º lugar e conseguiu uma vez mais superar Luca Badoer, o seu companheiro na equipa Minardi-Ford. O piloto português estava satisfeito com o resultado obtido, embora acredite que hoje possa baixar o seu tempo. Difícil mesmo será melhorar a sua posição na grelha de partida: «A diferença para as outras equipas continua a ser muito grande.»
O piloto português foi o 15º mais rápido no treino livre, quando registou como melhor tempo 1m23,387s. Sem problemas com o seu carro, Lamy cumpriu 43 voltas ao circuito de Nurburgring, procurando os melhores acertos para uma pista que conhece bem: «Gosto muito desta pista, onde já fiz várias provas na Fórmula Opel, na Fórmula 3 e na Fórmula 3000. Agora está um pouco diferente, houve uma modificação na curva Veedol-S e trocaram os correctores, que ficaram mais baixos, mas as principais características mantiveram-se. O asfalto é um pouco abrasivo, mas não tanto como o do Estoril. O maior problema vai ser na corrida, porque quase não há pontos de ultrapassagem -- só no fim da recta da meta. No resto do circuito é muito complicado.»
Lamy diz que o seu Minardi-Ford estava «mais ou menos bom», mas ficou contente com os progressos feitos ao longo do dia: «O carro estava a fugir de frente, mas em algumas curvas isso deve-se às próprias características do circuito. Também encontrei alguma falta de tracção à saída das curvas mais lentas, mas conseguimos melhorar um pouco ao longo do dia e vamos tentar melhorar mais para o segundo treino. Nas curvas rápidas, era a traseira que estava instável, mas acho que vamos encontrar uma solução para isso.»
Depois de utilizar o seu primeiro jogo de pneus, quando conseguiu aquele que seria o seu melhor tempo, Lamy foi apanhado pela chuva quando fazia a sua segunda série de voltas à pista: «Saí com o segundo `set' mas apanhei o começo da chuva na minha primeira volta rápida. Tive de voltar às `boxes' e acabei por não sair mais porque já tínhamos percebido que só na segunda volta rápida é que os pneus atingiam a temperatura ideal, e eu já só podia fazer uma.»
De qualquer forma, o português estava satisfeito com o resultado: «Consegui estar ao nível do Salo [Tyrrell] e isso já é muito positivo.»
</TEXT>
</DOC>