<DOC>
<DOCNO>PUBLICO-19951009-097</DOCNO>
<DOCID>PUBLICO-19951009-097</DOCID>
<DATE>19951009</DATE>
<CATEGORY>Sociedade</CATEGORY>
<TEXT>
Sismo em Sumatra
Exército ajuda nos trabalhos de recuperação da zona sinistrada
Oitenta mortos e 1990 feridos é o balanço do violento tremor de terra de sacudiu sábado a região isolada do distrito de Jambi, na ilha de Sumatra (Indonésia), para onde estão a ser encaminhados socorros médicos e assistência alimentar, informou a France Presse. Segundo as autoridades locais, o estado de 673 dos feridos inspira cuidados.
De acordo com a mesma informação, so prejuízos materiais são consideráveis, havendo a registar cerca de 10.000 habitações arrasadas ou seriamente danificadas em Sungaipenuh (42 mil habitantes), a principal cidade do distrito. Em toda da região há estradas e pontes cortadas e as redes eléctricas e telefónicas não funcionam.
Devido às dificuldades de ligação rodoviária, só ontem unidades do Exército chegaram de reforço à região devastada, para colaborarem nas operações de remoção dos escombros.
Segundo o coronel Muchdi Purwo Pranjono, comandante da guarnição militar local, o balanço do número de vítimas será definitivo. «Não nos chegaram mais notícias de pessoas não localizadas ou desaparecidas», declarou.
O Exército enviou pessoal clínico e enfermeiros para reforçarem os serviços de assistência do hospital local, cujos sete médicos residentes, sem mãos a medir. estavam exaustos.
O violento abalo de terra, que atingiu a magnitude de sete graus na escala aberta de Richter, foi sentido ao princípio da madrugada de sábado (19h09 de sexta-feira, hora de Lisboa) e prolongou-se por 30 segundos.
Os sismólogos localizaram o epicentro à profundidade de 33 quilómetros e a 16 quilómetros da vertical de Sungaipenuh.
A população passou a noite de sábado para domingo ao relento, acendendo fogueiras para se proteger do frio intenso nesta cidade edificada num vale cujos campos de arroz e plantações de chá e café são rodeadas por uma cadeia de montanhas dominada pelo vulcão Merenci (3.200 metros de altitude).
Também a vizinha ilha de Java foi ontem abalada por um sismo de menor intensidade, que registou a magnitude preliminar de 5,2 graus na escala de Richter. O abalo foi sentido às 12h15 locais (06h16 de Lisboa), não havendo notícias de danos pessoais ou materiais.
O Instituto de Meteorologia e Geofísica localizou o epicentro no Oceano Índico, a 120 quilómetros a sudoeste da cidade de Sukabumi, que por sua vez se situa a 800 quilómetros a sueste de Sugaipenuh.
Java e Sumatra são duas das maiores ilhas da Indonésia, uma nação-arquipélago de 17 mil ilhas que preenche o espaço entre a Ásia meridional e a Austrália e separa os Oceanos Índico e Pacífico, uma zona de intensa actividade tectónica integrada na chamada «cintura de fogo» do Pacífico.
Com mais de 190 milhões de habitantes (114 milhões só na ilha de Java e 37 milhões em Sumatra), a Indonésia é o quarto país do mundo em termos de população.
</TEXT>
</DOC>