<DOC>
<DOCNO>PUBLICO-19951128-016</DOCNO>
<DOCID>PUBLICO-19951128-016</DOCID>
<DATE>19951128</DATE>
<CATEGORY>Desporto</CATEGORY>
<TEXT>
A oportunidade
Manuel José é um caso raro de sucesso em clubes de média dimensão e não é por acaso que, com ele, o Boavista deixou de ser conhecido como uma verdadeira fogueira para os treinadores. Até há bem pouco tempo poucos acreditariam que alguém pudesse sobreviver durante cinco épocas consecutivas às explosões de Valentim Loureiro. É verdade que o major amadureceu com o tempo e com os erros cometidos com outros bons treinadores, como foram, por exemplo, os casos de João Alves e Raúl Águas, mas também houve mérito de quem sempre soube escolher as melhores alturas para o afrontar e amansar.
É verdade que os alicerces do projecto chegaram a tremer com o nono lugar da época passada -- um dos piores resultados nos 14 anos de carreira de Manuel José -- mas era difícil despedir quem garantiu três apuramentos europeus, uma taça de Portugal e ajudou a vender jogadores por bom dinheiro. Este ano, Manuel José percebeu que também tinha de fazer a sua «lavagem do balneário» e, à custa da contratação de jovens promessas, alguns desertores de outras paragens e dos regressos de Tavares, Nelo e Litos, o Boavista está a conseguir bons resultados quase sem ultrapassar o orçamento da época passada. Os empates em Alvalade e na Luz e o terceiro lugar no campeonato, a um ponto do Sporting, já não excitam este algarvio de nascimento, que há muito passou a ter residência fixa em Espinho.
Manuel José já teve duas oportunidades, ambas no Sporting, de apanhar a auto-estrada em que, no futebol português, é obrigatório circular para chegar mais depressa. Não andou pior que muitos outros e hoje percebe-se que era então ainda um treinador em maturação. Mais recentemente afrontou o presidente da Federação por este se ter referido ao perfil «à Robson» necessário para a selecção. A notícia de que Toni gostaria de o levar para o Benfica não deixará de lhe desenvolver um ego já bem conhecido. Mas Manuel José também sabe que Oliveira continua a ser aguardado noutras paragens e por isso pode ter ainda outra oportunidade...
Bruno Prata
</TEXT>
</DOC>