<DOC>
<DOCNO>PUBLICO-19951224-020</DOCNO>
<DOCID>PUBLICO-19951224-020</DOCID>
<DATE>19951224</DATE>
<CATEGORY>Desporto</CATEGORY>
<AUTHOR>LF</AUTHOR>
<TEXT>
Râguebi
Cascais passa a líder
O Dramático de Cascais foi a Arcos de Valdevez vencer o «quinze» do CRAV, por 24-6, como se previa, em jogo da 11ª jornada da fase de apuramento do Nacional de râguebi da I Divisão. Com mais esta vitória, os tetracampeões, que ainda têm um encontro em atraso (terão de defrontar o Belenenses, em partida referente à 9ª jornada), passaram a liderar a prova, com 29 pontos, por troca com o CDUL, que desceu para o segundo lugar, mas com os mesmos pontos do primeiro.
Entretanto, em Paris, o três-quartos-centro do Agen, Phillipe Sella, que vestiu 111 vezes a camisola da selecção de França, declarou que iria renunciar à sua carreira de jogador internacional. Com 33 anos de idade e 15 de praticante de râguebi, sempre no Agen, Phillipe Sella fez o seu último jogo pela França em Junho, frente à Inglaterra, para o Mundial.
Da sua carreira repleta de êxitos, Sella recorda com particular emoção, entre os seus 30 ensaios obtidos com a camisola da selecção, aquele que obteve, em Twickenham, em Fevereiro de 1987, numa partida com a Inglaterra, para o Torneio das Cinco Nações, que os franceses, ainda hoje, consideram um ensaio de antologia.
O extraordinário internacional gaulês, que jogou sempre com a camisola 13, não pode queixar-se da falta de sorte. Por curiosidade, assinale-se que principiou no râguebi de 13, jogou durante 13 anos a segundo centro e tornou-se o praticante com mais internacionalizações do seu país e do mundo. Por último, Phillipe Sella, escolheu o número 13 da rua Antiga-Comédia, onde está sediado o Café Procópio -- um lugar mítico da cultura --, em pleno coração do bairro parisiense de Saint-Germain, para anunciar a sua retirada da cena internacional.
Phillipe Sella é o primeiro da lista dos internacionais do râguebi a nível mundial, com 111 jogos, seguindo-se-lhe: Serge Blanco (França), 93; Campese (Austrália), 92; Underwood (Inglaterra), 85; Gibson (Irlanda), 85.
</TEXT>
</DOC>