A colecção CHAVE

Linguateca

CHAVE in English


A colecção CHAVE é o resultado da participação da Linguateca na organização do CLEF a partir de 2004, que além de potenciar a participação da comunidade envolvida no processamento da língua portuguesa nesta avaliação conjunta internacional, pretende fomentar e disseminar recursos públicos. Veja a página do CLEF mantida pela Linguateca.

A Linguateca disponibilizou assim a colecção CHAVE, que, além de conter os textos completos do PÚBLICO de 1994 e 1995, contém ainda os seguintes recursos, relacionados com as diferentes pistas:


A estrutura dos ficheiros disponibilizados é a seguinte:


Informamos que a colecção CHAVE é parte de uma colecção bastante maior, para investigação em recolha de infomação cruzada, que virá a ser distribuída pela ELRA, e que encorajamos todos os interessados a obter.


Como é habitual no CLEF, pedimos aos interessados que respeitem as seguintes condições:

  1. Registem-se (abaixo) para obter a colecção
  2. Mencionem sempre os seguintes factos: que a colecção consiste nas edições completas dos anos de 1994 e 1995 do jornais PÚBLICO (www.publico.pt) e Folha de São Paulo (www.folha.com.br), que foi compilada pela Linguateca (www.linguateca.pt), e que essa compilação ocorreu no quadro do CLEF (www.clef-campaign.org)
  3. Usar a colecção apenas para pesquisa e desenvolvimento; não é permitida a sua revenda, nem o lucro pela sua distribuição directa, online ou offline.
  4. Nenhum resultado obtido fora das avaliações conjuntas oficiais do CLEF pode invocar o nome do CLEF de um modo que sugira que o sistema foi avaliado por elas; i.e., todos os resultados obtidos fora das avaliações conjuntas devem mencionar claramente esse facto.

Para ter acesso à colecção, basta preencher o seguinte formulário e concordar com as condições acima descritas:

Nome:
E-mail:
Morada:
(opcional)

Ser-lhe-á fornecida uma senha para aceder à colecção.

Quem se regista passa a fazer parte de uma lista de distribuição associada à colecção CHAVE, cujo objectivo é informar os utilizadores da criação de novas versões ou outras melhorias.


Última actualização: 15 de Fevereiro de 2006.
Perguntas, comentários e sugestões