Definição do processamento do português como área prioritária
É preciso definir, a nível político e sobretudo financiador, esta área como prioritária, de forma a poder assegurar alguma continuidade aos grupos de investigação presentes e futuros e poder dessa maneira ser encarada como saída profissional realista.
Neste momento, a maioria dos grupos debate-se com grandes dificuldades económicas e de recrutamento, exactamente por falta desse reconhecimento.
Para o desenvolvimento de alguns projectos na área, assim como de actividades contínuas de recursos e de investigação fundamental, é também preciso ter em conta projectos ou actividades de duração superior a 2-3 anos (o que não exclui controlo e revisão desse mesmo financiamento a intervalos menores).
É também preciso definir uma ou várias formas de avaliar a "saúde" da área, de forma a poder de facto contribuir para o seu avanço, e corrigir medidas que se venham a mostrar infrutíferas.
Para este último objectivo, poder-se-ia:
- Criar uma comissão internacional de avaliadores;
- Definir uma medida objectiva do "estado de saúde da língua portuguesa" (veja-se uma proposta concreta nesse sentido);
- Criar um forum com visibilidade a nível nacional ou mesmo internacional onde fossem levantados problemas relacionados com o processamento computacional da língua portuguesa.
Voltar a Processamento computacional da língua portuguesa: documento de trabalho