Metodologia na obtenção do esboço de perfil

Diana Santos

Linguateca


Pretendo aqui esclarecer a forma como cheguei às listas de doutorados e de bolseiros relacionados com a área do processamento computacional do português.

Em primeiro lugar, gostava de indicar claramente qual a informação a que eu tive acesso para criar essas listas.

Para os doutorados, a informação constante das bases de dados a que tive acesso resumia-se aos campos:

Para as bolsas, a informação que me foi facultada foi a seguinte: O meu trabalho consistiu, pois, em seleccionar aquelas bolsas e/ou doutorados que pudessem estar relacionados, de uma forma ou de outra, com o processamento computacional da nossa língua. As listas de todas as bolsas e de todos os doutorados encontram-se à disposição dos interessados.

Conforme indicado no cabeçalho das próprias listas, pretende-se que os interessados as revejam e, no caso de não concordarem com a classificação proposta, solicitem a sua inclusão ou exclusão.

Presumo, aliás, que mais de metade dos elementos presentes na lista não considerem que o seu trabalho de facto seja associável ao processamento computacional do português. Foi apenas a dificuldade de escolher, baseada em informação tão ínfima, que me levou a tentar não excluir ninguém, sabendo embora que muitos trabalhos poderiam estar fora do âmbito desejado.


Critérios de selecção

Os critérios seguidos para "estar relacionado com" foram múltiplos: Sem tentar descrever todas as maneiras como uma dada tese ou trabalho pode estar "relacionado com" o processamento computacional do português, veja-se algumas relações possíveis a nível abstracto: Por todas estas razões, pensei que valia a pena tentar identificar um conjunto alargado de trabalhos de investigação que possam estar relacionados com esta área.

É importante salientar que é fundamental que todos os interessados tenham acesso à informação, de forma a poderem avaliar esta escolha subjectiva, e propor alternativas. Ao tornar acessíveis a todos as listas originais, estamos a convidar todos quantos quiserem colaborar na feitura de outras listas baseadas em critérios diferentes.


Última actualização: 24 de Julho de 2003.
Voltar a Contributos para um perfil
Voltar a Processamento computacional da língua portuguesa: documento de trabalho