IV Simpósio Doutoral da Linguateca - Março de 2007

Pólo XLDB da Linguateca - Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa
Linguateca

Os simpósios doutorais da Linguateca têm como objectivo reunir os doutorandos da Linguateca numa sessão de discussão de ideias, clarificação de conceitos, procura de sinergias, crítica e orientação. Além disso, pessoas relacionadas ou associadas de certa forma a projectos da Linguateca são também convidadas a participar.

Sexta-feira, 29 de Março

10H00 - 11H00 - Análise e Representação de Construções Adjectivais para Processamento Automático de Texto
Paula Carvalho
11H00 - 12H00 - Utilização de informações sintáctico-semânticas da ontologia SAL em TA
Esta apresentação mostra o resultado da conversão e adaptação da ontologia SAL da Logos (para o inglês) nos dicionários bilingues português-inglês do NooJ e tenta explicar a importância da utilização das informações sintáctico-semânticas desta ontologia no novo sistema de TA de português e sua aplicação na tradução de paráfrases de construções com verbos de suporte. Subtópicos:
Anabela Barreiro
13H00 - 14H00 - Extracção de Recursos de Tradução com base em Dicionários Probabilísticos
Uma espécie de qualificação pdf
Alberto Simões
14H00 - 15H00 Avaliação: ensaio de algum material para o ESSLLI'07
Motivação, alguns problemas. Contraste e colaboração de qualitativo vs. quantitativo. Comparação de tarefas aparentemente iguais: REM e alinhamento à palavra (tipos e formas): Melamed vs Moore; Melamed vs Simard.
Diana Santos
15H00 - 16H00 Sistema de Extração e Integração de Conhecimento Geográfico - SEI-Geo
Esta apresentação concentra-se no módulo de extração de informação geográfica do SEI-Geo, um Sistema de Extração e Integração de Conhecimento Geográfico.

O SEI-Geo tem como objetivo reconhecer o conhecimento geográfico disponível em textos, gerar uma representação estruturada desse conhecimento e integrá-lo numa base de conhecimento geográfico já existente (GKB). O algoritmo de extração de informação é explicado detalhadamente bem como as idéias sobre a avaliação do mesmo.

Marcirio Chaves
16H00 - 17H00 Diz que é uma espécie de survey sobre Query Expansion
Esta apresentação mostra, de uma forma sucinta, os métodos e fontes mais comuns para a reformulação de pesquisas, as suas ventagens e desvantagens, e identifica algumas áreas chave para o desenvolvimento de novas formas de reformulações de pesquisa para motores de busca na web. pdf
Nuno Cardoso
17H00 - 18H00 Avaliação: ensaio de mais algum material para o ESSLLI'07
Duas perspectivas de RAP e suas consequências para a avaliação, e avaliação da hipótese "um sentido por discurso" por autores diferentes: Krovetz vs. Yarowsky. Três modelos de avaliação. A definição de "baseline" como um critério que opõe a RI ao PLN. Como lidar com avaliação em série ou em paralelo.
Diana Santos

Se chegou a esta página sem conhecer a Linguateca, note que todo o trabalho apontado daqui é trabalho preliminar no processo de doutoramento dos participantes.

Financiamento

Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Última actualização: 12 de Abril de 2007.
Perguntas, comentários e sugestões