Os simpósios doutorais da Linguateca têm como objectivo reunir os doutorandos da Linguateca numa sessão de discussão de ideias, clarificação de conceitos, procura de sinergias, crítica e orientação. Além disso, pessoas relacionadas ou associadas de certa forma a projectos da Linguateca são também convidadas a participar.
A pesquisa e prospecção de informação textual tornaram-se nos últimos anos importantes áreas de pesquisa, em grande parte devido á popularidade da Web. Uma extensão natural destas tecnologias é a criação de métodos para lidar com o contexto geográfico da informação.
As necessidades de informação prendem-se muitas vezes a um dado domínio geográfico, e uma vasta quantidade de informação na Web encontra-se geograficamente referenciada, no sentido em que se refere a locais específicos. Contudo, as ferramentas tradicionais tratam as expressões geográficas de forma igual ás restantes. Num motor de busca convencional, por exemplo, textos que refiram um nome alternativo para o local mencionado no pedido, ou locais nos arredores, serão provavelmente ignorados. Ainda que as tecnologias de acesso a informação geográfica tenham conhecido avanços consideráveis, estas assentam sobretudo em representações fortemente estruturadas e baseadas em mapas. Relativamente pouco esforço tem sido dedicado á criação dos mecanismos necessários ao acesso de informação não estruturada, sendo que a prospecção e pesquisa de informação textual, cientes da geografia, permanecem relativamente inexploradas.
Esta tese foca nesta nova área. Questões fundamentais sob investigação incluem o tratamento de referências geográficas em texto, a atribuição de âmbitos geográficos a documentos, e a construção de aplicações de pesquisa suportando âmbitos geográficos. São descritas soluções adequadas a cada um destes desafios, e é feita uma avaliação da sua eficácia. Através da investigação destas questões, a tese apresenta algumas conclusões sobre como pode o contexto geográfico ser considerado em aplicações de processamento de texto.