Documentação dos problemas encontrados na compilação da colecção dourada

Este documento pretende trazer a lume os problemas concretos que tivemos na preparação da colecção dourada, e que por motivos óbvios não podiam ser tornados públicos antes da execução do HAREM.

Os erros

Um dos factores que tornou mais difícil a marcação da CD foi a existência de uma quantidade considerável de situações que entravam em conflito com as nossas expectivas, e que poderá, mais ou menos consensualmente, conforme os casos, ser apelidados de erros.

Neste caso, aquilo que nos prejudicou mais foi o uso incorrecto (ou inesperado) de maiúsculas -- ou minúsculas -- onde não deviam estar, visto que tínhamos usado este critério para delimitar / escolher o que seriam consideradas EMs ou não.

Exemplos:

Outro problema era quando as próprias EMs estavam incorrectamente grafadas: quer aceitássemos quer renegássemos essas expressões, qualquer das escolhas iria prejudicar diferentes tipos de sistemas.

Exemplos:

A relação anafórica

Para simplificar a saída do sistemas esperada, postulámos nas directivas que não iríamos classificar as expressões anafóricas como deviam, mas apenas litreralmente. Isto resultou em vários casos em que tal não era mesmo possível, visto que não existia/existiria categoria aceitável para os resultados.

Exemplos:

Problemas de interpretação

Não era fácil, em vários casos, compreender totalmente o sentido da peça, por vezes por nos faltar conhecimento do mundo, outras por o texto estar confuso e mal formulado.

Exemplos:

Tratamento da morfologia

Como já sabíamos das Morfolimpíadas, nem todos os nomes próprios são fáceis de classificar quanto a género e a número.

A nossa política foi a seguinte: seguir as regras da língua quando não havia conhecimento concreto de excepções. Exemplos:

Nos casos em que o contexto explícitamente atribuía outro género ou número, deixar o contexto decidir. Os títulos das obras, ou as disciplinas científicas, foram classificados segundo as regras do português quando existentes, noutros casos (conjunções ou sintagmas preposicionais), "?,?" foi atribuído.