Professor Lauri Carlson - Professor na Universidade de Helsínquia

Lauri Carlson falou do processo de planificação das actividades em engenharia da linguagem ocorrido na Finlândia em 1998 e que conduziu ao relatório em finlandês, Kieliteknologia Suomessa, presente na Web em http://www.csc.fi/kielipankki/raportti/raportti.html, cuja tradução para inglês publicamos aqui: A Proposal for Founding a National Language Technology Program in Finland.

Segundo Lauri Carlson, foi a comunidade da área se juntou na tentativa de planear o futuro, de forma a passar para uma escala maior e tornar esta área significativa a nível nacional na Finlândia. Estudos preliminares, financiados pelo ministério da ciência finlandês, culminaram na criação de um programa em "Human Languages Technology" dividido em sete áreas distintas, cada uma com um programa coordenador cuja gestão está a cargo de uma instituição ou grupo, com um financiamento significativamente superior ao passado.

Em relação à formação, e para contrariar a separação entre os engenheiros especialistas em processamento de fala e os linguistas ou cientistas educados no processamento da língua escrita, a Finlândia criou programas de mestrado e doutoramento a nível nacional de forma a permitir formação adequada em vários ramos da engenharia da linguagem. Paralelamente, foi criado o "Banco Nacional da Língua" com o objectivo de distribuir e tornar acessíveis recursos lexicais, textuais e ferramentas de processamento das línguas da Finlândia, desenvolvidos no país ou comprados ao estrangeiro.

Finalmente, embora as companhias privadas precisem muitas vezes de certa confidencialidade nos dados e ferramentas, Lauri Carlson mencionou que é possível estabelecer contratos especiais de interesse mútuo com condições claras.


Voltar à página do Debate público