Uma das fontes de inspiração para este projeto foi a gramática de Biber, Johansson et al. (1999) para o inglês, mas, passados quinze anos, queremos ir mais além: não só porque os corpos em que a Gramateca se baseia são públicos, e porque as técnicas estatísticas modernas estão bem mais desenvolvidas, mas também porque, em vez de um simples etiquetador, temos acesso à riqueza da anotação do PALAVRAS (Bick, 2000), e a alguma anotação semântica criada pela Linguateca, nomeadamente cor, roupa, corpo humano e emoções.
Quem se quiser associar à equipe, basta enviar uma mensagem juntando-se à lista de correio (atraves do rodapé desta página, ou inscrevendo-se diretamente no nosso carteiro), e poderá participar de todas as formas -- que vão de simples observador, passando por consultor ou conselheiro, anotador, até escritor-gramático. Todos os participantes serão, aliás, tornados públicos através da disponibilização das discussões na lista (mas não os seus endereços de correio electrónico) e, esperemos também, através das suas contribuições para a gramática da língua portuguesa.
Repetimos, uma das mensagens da presente página é indicar claramente que todos quantos se queiram juntar a nós nesta jornada -- que durará vários anos, senão décadas -- o podem fazer. Basta para isso contatar-nos, através do formulário abaixo.