Gramateca: Linhas de ação

Gramateca, Linguateca
Neste local iremos documentando as linhas de ação que estão a ser percorridas no âmbito da Gramateca.

É importante indicar que ninguém dentro da Gramateca tem exclusividade de uma dada área, e por isso todos quantos quiserem associar-se às linhas, ou propor novas, são bem-vindos.


O estudo da cor na língua

Este foi o primeiro campo semântico que estudámos em profundidade, antes de existir a Gramateca, mas que faz todo o sentido indicar aqui. Veja-se o Arco-Íris.

O estudo da roupa na língua

Tal como o da cor, o estudo da roupa precedeu a criação da Garmateca, mas entra claramente nas áreas que depois foram cobertas por esta designação. Veja-se o Guarda-Fatos.

Construções condicionais

Em resumo: pegar em conetores interproposicionais (ou, se preferirem, conjunções e locuções conjuncionais) que expressam condição suficiente ("se", "caso", "no caso de", "a") e ver, com base nos dados disponíveis, se se encontra alguma regularidade sobre as restrições que cada um deles impõe. Isto é, quando é que é indiferente usar-se um destes conetores ou outro e, se houver casos em que um dos conetores não podia ser substituído por outro, tentar perceber a que condições cada um deles é sensível.

Ver aqui para mais informações.

Oral e escrito

Identificar os marcadores (gramaticais) de português falado e escrito, contrapondo-os ou, pelo contrário, identificando-os com outras dicotomias ou características relevantes: diálogo ou monólogo, contexto físico partilhado, informalidade, interação, etc.

A inspiração para este trabalho é principalmente Biber & Gray (2010) (Biber, Douglas & Bethany Gray. "Challenging stereotypes about academic writing: Complexity, elaboration, explicitness". Journal of English for Academic Purposes, Vol. 9, 1, 2010, pp. 1-82), em que os autores olham para uma série de características tradicionalmente consideradas em inglês como distinguindo os dois modos, e mostram que os dados não as confirmam.

O corpo humano

Até que ponto é que as palavras relacionadas com o corpo humano têm a sua própria gramática? Como qualificamos as palavras do corpo? Os diferentes tipos de adjetivos usados para caracterizar o léxico do corpo podem nos dar alguma pista sobre os diferentes sentidos atribuídos às palavras do corpo humano?

Estas perguntas poderão ser investigadas usando a anotação dos corpos do AC/DC com informação sobre o corpo humano, descrita aqui.

As emoções em português

A língua não veicula apenas factos, pelo contrário, permite exprimir e falar sobre emoções, opiniões e valores.

O sistema de emoções e opiniões é muito culturalmente determinado, e uma língua é um sistema também em relação às emoções e qualidades e defeitos que compreende e que vocaliza.

É pois interessante estudar (mais) esse sistema na língua portuguesa, após alguns estudos iniciais contrastivos com o inglês em relação ao medo.

Para isso temos o Emocionário.

O relato em português

É conhecida a riqueza lexical dos verbos de dizer em português.

Como é que isso interage com o discurso relatado, as várias maneiras de o grafar e integrar num texto escrito? Um primeiro estudo na Gramateca encontra-se descrito aqui.

O campo da família

Anotamos este domínio, inicialmente para estudar a importância da família na política brasileira.

Veja-se aqui.

Literateca: olhando para os textos literários através dos tempos

Os textos literários da Gramateca têm duas características que os distinguem. Têm associados autor e data, por vezes também género literário, e além disso são os únicos que são mais antigos do que a última década do século XX. Por estas duas razões, permitem estudos diferentes -- diacrónicos e de caracterização de autor ou de estilo.

O subconjunto de textos literários, limpo de duplicados e organizado por autores e obras, é o que chamamos Literateca.

O campo da saúde e da doença

Anotamos este domínio, inicialmente para estudar a relevância do papel do médico na literatura lusófona.

Veja-se aqui.

Os nomes de locais em português

O estudo das localizações mencionadas na literatura em português, e a sua posterior geo-referenciação, deram origem à tarefa Viagem.
Última atualização: 14 de novembro de 2021.
Contacte a equipa da gramática baseada em corpos da Linguateca.