PAPEL: Palavras Associadas Porto Editora - Linguateca

Linguateca
O PAPEL é um recurso criado pela Linguateca a partir do Dicionário PRO de Língua Portuguesa da Porto Editora através de um protocolo de colaboração com o departamento de dicionários desta empresa.

Ao contrário de outras ontologias lexicais para o português de que temos conhecimento, o PAPEL é público, grátis e utilizável por todos os actores de processamento da língua que o quiserem usar, e encontra-se aberto para subsequente melhoria pela comunidade.

O desenvolvimento do PAPEL oficial terminou com o fim da terceira fase da Linguateca (31 de Dezembro de 2008). A publicação da sua primeira versão teve a data de 17 de Agosto de 2009, e desde aí temos tentado produzir novas versões através da melhoria e validação do seu conteúdo (veja-se o historial para mais informação).

O PAPEL foi desenvolvido no antigo pólo de Coimbra da Linguateca, primordialmente por Hugo Gonçalo Oliveira, mas com a orientação e contribuição de Paulo Gomes (responsável pelo pólo) e Diana Santos, do pólo de Oslo da Linguateca. Essencial para a criação do PAPEL foi também o apoio do núcleo de investigação e desenvolvimento da Porto Editora, assim como a contribuição de Nuno Seco, anterior bolseiro da Linguateca, no desenho das opções e na implementação de algumas ferramentas.

Levantar o PAPEL: zip, ficheiro LEIAME.txt Veja aqui como citar o PAPEL

Mais informação sobre o PAPEL

Conteúdo do arquivo disponibilizado:

Procedemos também aqui à disponibilização dos recursos usados:

Muito brevemente, o PAPEL v3.5 contém relações entre cerca de 102 mil palavras diferentes (em que categorias gramaticais diferentes são contadas como palavras diferentes), e cerca de 191 mil instâncias de relações (ou triplos). Destas, cerca de 83 mil são de sinonímia e cerca de 49 mil de hiponímia.

Mantemos também uma lista de perguntas já respondidas (PJR) sobre o PAPEL, assim como uma descrição das relações no PAPEL.

Artigos e relatórios sobre o PAPEL

Os seguintes artigos e documentação sobre o PAPEL podem ser consultados através do nosso catálogo de publicações, com a marca papel.

Futuro do PAPEL

Pretendemos, naturalmente, fazer investigação e desenvolvimento e construir novos e melhores recursos com base no PAPEL.

Não só no âmbito do doutoramento de Hugo Gonçalo Oliveira, em curso na Universidade de Coimbra, mas também em conjunto com a comunidade interessada, que é aqui desde já convidada a participar.

Historial

17 de Agosto de 2009
Lançamento público da primeira versão do PAPEL 1.0.
5 de Outubro de 2009
Início de uma lista de perguntas já respondidas; nova versão do PEN.
6 de Outubro de 2009
Leve correcção ao LEIAME.txt da versão 1.0 do PAPEL
10 de Outubro de 2009
Lançamento da versão 1.1 do PAPEL
12 de Março de 2010
Lançamento da versão 2.0 do PAPEL
22 de Dezembro de 2011
Lançamento da versão 3.0 do PAPEL
4 de Outubro de 2012
Lançamento da versão 3.2 do PAPEL
25 de agosto de 2013
Lançamento da versão 3.5 do PAPEL

Financiamento

O financiamento do PAPEL enquadrou-se no financiamento da Linguateca
Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Última actualização: 30 de agosto de 2013.
Data de criação da presente página: 7 de agosto de 2009.
Contactar a equipa responsável pelo PAPEL