18. Procuráveis

Página anterior  

Procuráveis são etiquetas atreladas aos verbos, principalmente, e também a alguns nomes, que permitem

  1. busca simples por estruturas que, de outra maneira, demandariam uma busca um pouco mais complexa pelas árvores sintácticas;
  2. codificação (e busca) por informações que, de outra maneira, não estariam marcadas, porque são infomações mais semânticas que sintácticas - como a tipologia de algumas orações adverbiais, e a referência aos partitivos.

Ou seja, a idéia principal subjacente aos procuráveis é a de facilitar a busca: quer para aqueles que utilizam diretamente a ferramenta de busca em árvores sintáticas Milhafre, quer para os que olham directamente para os ficheiros nos formatos PennTreebank ou TigerXML (disponíveis para descarregar a partir da página principal da Floresta Sintáctica, na secção Formatos )

As etiquetas dos "procuráveis" têm o mesmo formato das etiquetas secundárias no Bosque, e estão sempre atreladas aos nós terminais (isto é, às palavras).

.

Para os que procuram determinadas estruturas sintáticas diretamente com o Milhafre, basta digitar escrever o procurável desejado no campo procurável. O quadro 3 apresenta todos os procuráveis que existem atualmente no Bosque (e também na Selva, embora nesta última não tenha havido uma revisão completa das etiquetas)

Para os procuráveis relacionados aos verbos - procuráveis que indicam verbos principais de alguns tipos de oração (veja o quadro) - a etiquetas estão sempre no verbo principal, ainda que o predicado (P) ou sintagma verbal (vp) seja formado por tempos compostos ou locuções verbais. Assim, por exemplo, no vp "iria comentar", embora trate-se de um de uma oração finita (fcl), o procurável terá a indicação de infinitivo, pois a etiqueta está no verbo principal, que está no infinitivo.

A frase abaixo contém 3 procuráveis:

CF5-4 O assessor de imprensa do Ministério da Fazenda, Sérgio Danese, disse ontem que o ministro da Fazenda, Rubens Ricúpero não iria comentar o assunto porque não tinha informações suficientes.

...
=P:vp
==MV:v-fin('dizer' PS 3S IND)	disse
=ADVL:advp
==H:adv('ontem')	ontem
=ACC:fcl
==SUB:conj-s('que')	que
==SUBJ:np
===>N:art('o' <artd> M S)	o
===H:n('ministro_da_Fazenda' M S)	ministro_da_Fazenda
===,
===APP:np
====H:prop('Rubens_Ricúpero' M S)	Rubens_Ricúpero
==ADVL:advp
===H:adv('não')	não
==P:vp
===AUX:v-fin('ir' COND 3S)	iria
===MV:v-inf('comentar' <icl-subst>)	comentar
==ACC:np
===>N:art('o' <artd> M S)	o
===H:n('assunto' M S)	assunto
==ADVL:fcl
===SUB:conj-s('porque')	porque
===ADVL:advp
====H:adv('não')	não
===P:vp
====MV:v-fin('ter' <fs-cause> <no-subj> IMPF 3S IND)	tinha
===ACC:np
====H:n('informação' F P)	informações
====N<:adjp
=====H:adj('suficiente' <quant> F P)	suficientes

Página anterior