Construção do COMPARA : Sequência de tarefas
Descrição do processo de adição de mais textos ao COMPARA
Diana Santos
Esta página pretende descrever como se processa a adição de mais textos ao COMPARA (anotado).
- Os textos vêm en formato FRA (alinhados à frase ao estilo do COMPARA) -- veja-se um exemplo de formato FRA.
- Executa-se o programa cria_uas2 que cria os ficheiros já divididos em unidades de alinhamento, em formato UA, portanto -- veja-se o exemplo de formato UA.
- Manda-se o ficheiro em português para anotar pelo PALAVRAS (Bick 2000), e o resultado desse processo é o ficheiro na forma ANOT, exemplo formato ANOT.
- Introduz-se a informação, em inglês e em português, para fazer parte da lista de conteúdo/contents, no programa contas_COMPARA_anotado, assim como a informação sobre data, data de tradução, variante e variante de tradução nos respectivos vectores associativos no programa biblioteca_COMPARA.
- Executa-se o comando cria_compara_anotado, que produz, além do corpus, uma nova versão (bilingue) da página com conteúdo do corpus (Contents/Conteudo) e com o seu panorama em termos de alinhamento (TabelaTipoAlinhamento/TabelaTypeAlignment), assim como um ficheiro vass com diversos valores quantitativos, que é preciso integrar no CGI.
- Depois é preciso actualizar o BuscaAvancada/ComplexSearch juntando a identificação do(s) novo(s) par(es), assim como o CGI paralelo.pl, que terá de incluir a menção aos pares e o vass actualizado.
- Finalmente, deve executar-se o programa actualiza_data_html, que muda a data em vários ficheiros da interface do COMPARA, para que a data da última versão do corpus esteja actualizada em todos os lugares onde é mencionada.
Uma nova versão do COMPARA (anotado) pode então ser instalada, e o processo de revisão de anotação sintáctica dos novos ficheiros começado.